Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de setembro de 2013

POPULAÇÃO CATARINENSE NOVAMENTE SOFRENDO COM AS FORTES CHUVAS

Ontem a nossa Empregada não veio trabalhar. Ela mora em um bairro que sofre com alagamentos a cada período de chuvas mais intensas. As águas do rio Itajaí-Açu desse alagamento chegaram apenas no terreno e não atingiram a sua casa. Preventivamente levantaram o que foi possível e ficaram acordados acompanhando as notícias na TV Brasil Esperança (TV local), já que não tínhamos nenhum outro meio de comunicação transmitindo diuturnamente.
Não sei se aqui em Itajaí alguma rádio local transmitiu o evento, eu não consigo sintonizar as AMs aqui em casa (moro atrás de vários morros) e na web (Facebook e Twitter) não vi nenhuma referência (link) para alguma rádio local que estivesse transmitindo as notícias sobre as enchentes. Nesse sentido, gostaria de destacar a Rádio Amanda FM101.5 e Difusora 620KHz de Rio do Sul que fizeram uma excelente cobertura jornalística diuturnamente, com entradas regulares de repórteres que estavam acompanhando "in loco" a enchente em vários pontos da cidade.
Independente disso, optei por acompanhar a situação em Rio do Sul, porque entendi que aquela região é que iria apontar a complexidade dos eventos em Blumenau e aqui, o que nos dá umas 10 a 14 horas para tomar medidas preventivas, considerando a situação de maré, ventos, etc.
São as águas vindas de Brusque que causam maior transtornos aqui em Itajaí, mas as indicações, na minha leitura, apontavam que neste evento o nosso problema maior viria do Alto Vale, combinado com a Maré Astronômica.
Voltando as questões domésticas, questionei a nossa Empregada se ela ou a vizinhança teria ouvido ou recebido alguma orientação oficial da Defesa Civil de Itajaí, por meio de SMS, carro de som ou qualquer outro meio e, obviamente, a resposta foi negativa.
Por que ainda não temos uma informação mais precisa e OFICIAL, que ALERTE e ORIENTE a POPULAÇÃO sobre tais eventos e recomende as ações necessárias?
Imagem: Colada do Facebook (Foto de Artur Moser / Agência RBS) | Link para Artigo no Diário Catarinense

Campanha permanente do SOSRIOSBR recomenda:
Faça download das Cartilhas e encaminhe para orientação e 
prevenção das famílias em  áreas de risco

VEJA MAIS: 

Governador decreta situação de emergência em 50 cidades de SC

Segundo a Defesa Civil, ao menos 70 cidades foram atingidas pelas chuvas. A estimativa é que 20 mil pessoas tenham sido afetadas.


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br