Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de setembro de 2013

PARA ALERTAR ENCHENTES EM PARAÍBA DO SUL FOI INSTALADA MONITOR DE NÍVEL FLUVIAL DO VELHO PARAÍBA

Estação que monitora nível fluvial é instalada em Paraíba do Sul, RJ

Medida foi tomada para alertar moradores de áreas ribeirinhas.
Informações são atualizadas e enviadas para centro de controle.


No início de 2013, Paraíba do Sul, RJ, sofreu com a intensidade da chuva. O nível do rio que corta a cidade subiu mais de três metros. Houve transbordamento e vários bairros tiveram ruas alagadas. Com a proximidade de um novo  período de chuva aumenta a preocupação com as enchentes. Para tentar alertar os moradores de áreas ribeirinhas, foi desenvolvida uma estação de monitoramento de cheias.
O sistema foi instalado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais e Agência Nacional de Águas, com o objetivo de auxiliar no monitoramento do nível do Rio Paraíba do Sul. A estação coleta dados relativos ao nível do rio e a quantidade de chuva. O equipamento faz parte do sistema de alerta de cheias do estado. As informações são atualizadas a cada 15 minutos e enviadas, via celular, para o centro de controle operacional do Inea.
O acompanhamento é feito 24 horas por dia e também alerta em caso de previsão de chuva forte. "O Inea hoje tem o sistema de alerta de cheias em todo estado do Rio de Janeiro. São 77 estações. Elas medem o nível de água e também a quantidade de chuva que cai no local", detalhou o técnico fiscal, Leonardo Martins Senna. Além de Paraíba do Sul, outras cidades do Sul do Rio de Janeiro também contam com o auxílio de estações semelhantes. O sistema já foi implantado em Miguel Pereira, Rio das Flores, Barra Mansa e Visconde de Mauá, distrito de Resende.



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br