Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de setembro de 2013

LIMPANDO NOSSOS CURSOS D' ÁGUA E RETOMANDO A CAMPANHA "DIGA NÃO ÀS ENCHENTES"



Nossos parabéns a todos que participaram das ações e mutirões de limpeza dos rios, córregos, ribeirões, praias e Oceano, neste 21 de setembro de 2013, aqui no Brasil, como noticiamos ao longo do mês de setembro.

Foram milhares e milhares de voluntários inteligentes, responsáveis e que sabem o valor de nossos cursos d'água para nossas comunidades, nossas praias e nossos mares, para o lazer e recreação de nossas populações, para a pesca e produção de frutos do mar em nosso vasto litoral, permitindo a importante atividade pesqueira e produtiva (no mar e nos rios), que emprega milhões de ribeirinhos e suas famílias para nos fornecer pescados.

Que possamos neste período que antecede as fortes chuvas de verão promover ações preventivas em nossas comunidades para evitar as tristes e lamentáveis tragédias de enchentes, alagamentos, desmoronamentos e deslizamentos que todos os anos, atingem, prejudicam e até mesmo causam danos físicos e mortes, para as pessoas de menos recursos, que ocupam áreas de várzeas, mangues, alagados, encostas de morros e áreas de risco.


Que possamos nos preocupar em sensibilizar a DEFESA CIVIL, as Secretarias e Governos Municipais/Estaduais, os órgãos responsáveis pelos principais riscos.   Que se realizem: limpeza e desobstrução de bueiros, bocas-de-lobo, sistemas de escoamento de águas pluviais, piscinões e lagoas de contensão de água de chuva, galerias, córregos e rios (que possam estar obstruídos e assoreados por resíduos sólidos, principalmente sacos plásticos, garrafas PET, pneus, móveis, etc), terra e areia de cortes de barrancos e obras de terraplanagens mal elaboradas, aração para atividades agrícolas, cortes de matas ciliares e desmatamentos.


O Blog SOSRiosBr intensifica a partir de agora sua campanha permanente "DIGA NÃO ÀS ENCHENTES" com apoio de várias entidades, associações e grupos religiosos que procuram reproduzir e distribuir as cartilhas de defesa civil de orientações preventivas para as populações de áreas de risco em nossas comunidades. Faça download das mesmas em nosso blog e ajude a orientar quem precisa se prevenir.

Esperamos que nossos seguidores, internautas visitantes, colaboradores voluntários, educadoras (es) e pesquisadores da área dos recursos hídricos possam nos ajudar na divulgação e na orientação das pessoas que enfrentam as fortes chuvas de novembro a março, em grande parte do Brasil, evitando ao máximo as catástrofes e acidentes, as perdas materiais, os desabrigados, acidentados e principalmente os lamentáveis casos de mortes, decorrentes de enchentes e deslizamentos.


SE PROVIDÊNCIAS PREVENTIVAS FOREM TOMADAS,
PODEREMOS EVITAR PROBLEMAS MAIORES.




Prof. Jarmuth Andrade
SOSRIOSBR



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br