Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de setembro de 2013

SANTOS, GUARUJÁ E CUBATÃO TERÃO PRAIAS E MARGENS DE RIOS LIMPAS NO DIA 21 DE SETEMBRO

Santos Brasil Formare garante presença no Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias

Responsabilidade Socioambiental
13/09/2013
O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias na Baixada Santista este ano já tem garantida a participação dos 38 alunos do Ensino Médio da Escola Santos Brasil Formare. A mobilização de voluntários em defesa do meio ambiente ocorre neste sábado, dia 21, em diferentes praias e margens de rios em Santos e Guarujá e Cubatão. Será a terceira participação da Santos Brasil na data que celebra o esforço coletivo e a sensibilização sobre a preservação da natureza.

Como preparação, os alunos da Escola Santos Brasil Formare receberão nesta semana palestras com profissionais do Instituto Gremar, entidade dedicada ao monitoramento e à reabilitação de animais da fauna marinha vitimados pela poluição. "O Formare é um curso técnico, mas a formação de novos profissionais passa também pela formação de cidadãos preocupados com as questões ambientais e sociais", explica Raquel Ogando, Gerente de Comunicação e Sustentabilidade da Santos Brasil.

As palestras abordam a importância da mobilização coletiva, o significado da, considerada hoje o maior esforço voluntário de limpeza de praias,  o impacto causado pelo lixo ao ambiente marinho e aos animais, as etapas do programa da ação coletiva e como os voluntários devem proceder à coleta dos resíduos e de informações.

"Trata-se de uma ação pontual e de sensibilização", explica Mariana Zillio, médica-veterinária do Instituto Gremar, que desde 2011 organiza o Dia Mundial na Baixada Santista.  Segundo ela, os resultados de um trabalho de educação ambiental têm efeito a longo prazo e por isso ainda é difícil perceber mudanças de postura - apenas uma questão de tempo. "As informações são bem recebidas pelos jovens. Eles demonstram interesse pela causa", diz.

A celebração do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias teve início em 1989 a partir de iniciativas vindas da Austrália. Desde então, ganhou apoio de outros países e passou a se realizar todo terceiro sábado de setembro em quase todo o mundo.


Escola Santos Brasil Formare - Em parceria com a Fundação Iochpe, a Santos Brasil mantém a Escola Santos Brasil Formare, que oferece cursos profissionalizantes reconhecidos pelo MEC para jovens de baixa renda. As aulas são ministradas por cerca de 140 funcionários voluntários dentro da empresa. Duas turmas são formadas anualmente, com cerca de 20 alunos cada, das cidades de Guarujá e Santos (SP). Os alunos têm entre 17 e 18 anos e recebem uma bolsa no valor de meio salário mínimo, além de uniforme e alimentação. O projeto iniciou em 2008 e já formou 136 jovens, destes 60% estão empregados e todos deram continuidade aos estudos em cursos técnicos ou faculdades. A iniciativa visa inclusão social e capacitação de profissionais para o mercado portuário e logístico, além do estímulo ao voluntariado.

Instituto Gremar - É uma organização pioneira na Baixada Santista. Desde 2004, trabalha por meio de equipes multidisciplinares com monitoramento ambiental, reabilitação de animais vitimados, cursos de capacitação profissional, atividades de educação ambiental em espaços formais e não formais e atendimento a emergências ambientais com fauna.


Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias
(Local e horário das ações - dia 21 de setembro em Guarujá e Cubatão. Para se inscrever enviar email paracontato@gremar.org.br


SANTOS BRASIL - Sustentabilidade e Meio Ambiente

A Santos Brasil desenvolve essas e outras ações com base em sua Política de Sustentabilidade, cujo objetivo é viabilizar o crescimento sustentável de seu negócio, minimizando o impacto de sua operação no meio ambiente.

Essa Política foi desenvolvida em 2012, no contexto de um amplo projeto de estruturação da gestão de sustentabilidade, que busca incorporar ao seu dia a dia conceitos e indicadores claros de desempenho ambiental e social.

Especificamente em relação ao Meio Ambiente, a Santos Brasil realiza desde 2008 inventário de emissões de gases do efeito estufa (GEE), no Tecon Santos e na Santos Brasil Logística. Em 2012, todas as unidades operacionais tiveram suas emissões mapeadas. Além disso, para reduzir o impacto de suas operações, a empresa desenvolve o Projeto Carbono, que estuda novas tecnologias e adota projetos para reduzir o consumo de energia e água.

A Companhia apoia a ONG Projeto Baleia Franca, que desenvolve trabalho de pesquisa e monitoramento das baleias em risco de extinção. Apesar do Tecon Imbituba não estar inserido na APA (Área de Proteção Ambiental), a empresa reconhece a necessidade de uma convivência harmônica entre as atividades exercidas no terminal e as espécies marinhas.
  • Todas as notícias


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br