Procuradoria autoriza obra em ponte
que balança na divisa entre RS e SC
Problemas na ponte em Iraí foram constatados há cerca de dois meses.
Vão se movimenta acima do normal com passagem de veículos pesados.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) recebeu nesta quinta-feira (16) o documento que autoriza a obra emergencial na ponte sobre o Rio Uruguai no município de Iraí, no Norte do Rio Grande do Sul. A estrutura da ponte, que balança mais do que o considerado normal, foram constatados há mais de dois meses.
Com o aval da Procuradoria da República, o Dnit agora vai escolher a empresa que fará os reparos na ponte. De acordo com o órgão, esse processo pode ser concluído em uma semana. Já o trabalho de reforma é minucioso e lento e pode levar até quatro meses.
Com mais de um quilômetro de extensão, a ponte fica na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina e marca o início da BR-386, rodovia que liga Iraí a Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O problema ocorre nas juntas de dilatação da estrutura, que se movimentam acima do normal com a passagem de caminhões mais pesados.
Dos 14 vãos da ponte, um teria apresentado danos em três vistorias realizadas por engenheiros e projetistas, em novembro de 2013. A fenda que abre e fecha com a passagem de caminhões grandes chama a atenção. Segundo o Dnit, danos em cabos de aço que sustentam o vão e a falta de amortecimento estariam provocando o problema.
Há dois meses, o trânsito está em meia pista na ponte para evitar mais danos. Caminhões mais pesados também estão proibidos de fazer a travessia. A 120 quilômetros da estrutura, em Sarandi, uma placa indica que os veículos pesados devem usar a ERS-404, seguindo pela 324 e 406. Já em Santa Catarina, a opção é a BR-282, em Maravilha. A mudança aumenta o trajeto em quase 150 quilômetros.
Caminhões mais pesados estão proibidos de fazer a travessia, mas, sem fiscalização, circulam normalmente sobre a ponte. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), falta efetivo para fiscalizar a área. “Não tem como colocar efetivo 24 horas ou alguém lá na ponte. Até por que teria que colocar alguém do lado do Rio Grande do Sul e outro lá em Santa Catarina”, diz o chefe operacional da PRF, Edson Scheffler.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br