Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de janeiro de 2009

ASSENTADOS DE RIBEIRÃO PRETO TERÃO DIA DE CAMPO SOBRE PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL

(crédito da foto: Luiz Octávio Ramos Filho) - Embrapa Meio Ambiente

Implantação de sistema agroflorestal é tema de dia de campo em Ribeirão Preto

09.01.2009

Agricultores da reforma agrária do Assentamento Sepé Tiaraju, em Ribeirão Preto, SP poderão participar de dois dias de campo sobre implantação de sistemas agroflorestais no próprio Assentamento, nos dias 9 e 15 de janeiro de 2009, organizados pela Embrapa Meio Ambiente
(Jaguariúna, SP) e pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Superintendência de São Paulo.

Conforme João Carlos Canuto, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, “os sistemas agroflorestais – SAFs visam a produção sustentável por serem uma combinação de árvores, arbustos, culturas agrícolas e animais.
Além disso, podem ser uma alternativa de renda para as famílias assentadas, confluindo com harmonia o homem e a natureza e fortalecendo a permanência da agricultura familiar no campo”.

O pesquisador explica que esse é o principal objetivo da equipe do projeto, que trabalha há três anos com implantações de sistemas agroecológicos, buscando um modelo mais sustentável de produção agrícola nas regiões de Itapeva, Ribeirão Preto e Andradina.

“Muitas das experiências em SAFs nessas regiões têm garantido a sobrevivência dos assentados, além de se tornarem referência científica e social no Estado”, diz Canuto.

“Portanto, acredita, é de primordial importância que os trabalhadores rurais se apropriem desta e de outras técnicas agroecológicas para garantir a soberania alimentar e a sustentabilidade do sistema de produção do seu lote, usando o mínimo de recursos externos possível”.
“Para que isto possa acontecer, é necessário que essas experiências existentes se consolidem e que novas implantações se estabeleçam, melhorando a qualidade de vida dos assentados”.


Cristina Tordin
Jornalista, MTb 28499
Embrapa Meio Ambiente
19.3311.2608

Estamos solicitando à jornalista Cristina Tordin que nos informe, especificamente, sobre a orientação que certamente é dada aos assentados sobre a preservação de mananciais, matas ciliares e cuidados com córregos e rios, e tratamento dos esgotos (fossas e biodigestores).
A água é um dos fatores principais ao escolher uma área para assentamento, pois é fator primordial para a sobrevivência das famílias, uso nas hortas e pomares domésticos e também nas culturas agrícolas e criação de animais.
Sabemos que em alguns assentamentos há orientação para construção de cisternas para captação de água de chuva e outras técnicas.


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br