Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de janeiro de 2009

CAMPANHA DIGA NÃO ÀS ENCHENTES - EM PARATY (RJ) FALTA ÁGUA POTÁVEL - CHUVAS DESTROEM ADUTORA


Chuva deixa pelo menos 15 mil moradores de Paraty sem água potável, segundo Defesa Civil

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil - 11/01/2009

Rio de Janeiro - Pelo menos 15 mil moradores de Paraty, no sul fluminense, estão sendo afetados pelo corte no abastecimento de água potável, por causa da forte chuva que atingiu a cidade na madrugada de ontem (10), segundo estimativa da Defesa Civil Municipal. O temporal provocou a cheia do Rio Perequê-Açu e, conseqüentemente, a destruição da rede de fornecimento de água de metade do município.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Paraty, Antônio Tavares, uma obra emergencial está sendo feita para reconstruir, de forma provisória, o sistema de água. A previsão é que ela seja concluída até terça-feira (13). As obras definitivas só devem ficar prontas em duas semanas.

O município, que decretou ontem situação de emergência, teve prejuízos de mais de R$ 5 milhões, de acordo com Tavares. “Segundo nosso levantamento preliminar, são sete casas destruídas e 180 casas parcialmente danificadas. Uma adutora, um muro de contenção e uma estrada e cabeceiras de pontes também foram danificadas. São muitas perdas”, disse.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, parte das mil pessoas desalojadas já começou a retornar para suas casas. Além de Paraty, estão em situação de emergência, desde dezembro do ano passado, 12 municípios fluminenses, sendo 11 no norte e um no Vale do Paraíba. O município de Cardoso Moreira, no norte fluminense, decretou, também em dezembro, estado de calamidade pública.


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

4 comentários:

  1. Foi assustador o que ocorreu com nosso Perequê-Açu em Paraty, com sua mata ciliar e encostas totalmente destruídas, podendo agora agradar os olhos dos que são contra o aprofundamento do leito do rio e sua dragagem em pelo menos 3km finais.
    Pensemos.

    ResponderExcluir
  2. O Brasil tem uma riqueza extraordinária em água, um recurso indiscutivelmente estratégico no Sec. XXI.
    Paraty tem uma beleza natural e histórica que todos reconhecem. Mas os riscos de fenómenos como o que ocorreu no sábado de madrugada pode repetir-se - sem dúvida - o que conduz ao reconhecimento que os rios tem de ser limpos e tratados no seu leito, para já não falar na gravidade que é não haver uma rede subterrânea para águas pluviais. Baixemos os riscos de novos desastres em Paraty. Protejamos a cidade com os olhos abertos! O ambiente reclama porque algures está sendo mal tratado.

    ResponderExcluir
  3. Oi gente essa enchente foi muito assustador eu fiquei c/ trauma e até hoje eu estou!Segundo o prefeito da Cidade o ZEZÉ ele tem que tirar um pouci de areia do fundo dos rios de Paraty.Já falou ma rádio que muitos,mas muitos moradores já reclamaram para o ZEZÉ aterrar esse rio.Eu conheço uma vizinha que mora na minha rua enfrente o condomínio onde moro...A casa dela chegou +/- 1 metro e alguma coisinha.!Na minha casa entrou 50cm mais mesmo assim foi muito ruim eu fiquei preocupada c/ todo mundo porque minha mãe e tal...Teve gente que perdeu tudo até não sobrar nadinha nem um grão de arroz.Eu sou moradora de PARATY e mesmo sendo muito nova eu adcmito que tem que ter uma JUSTIÇA!Foi horrível!

    ResponderExcluir
  4. Maria Gabriella Fernandes03 novembro, 2011 19:37

    Foi assustador o que aconteceu, eu estava la e tive que mudar para o Espirito Santo!!!
    Vamos rezar pelas pessoas que se foram!!!
    Meus sentimentos!!!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br