Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de janeiro de 2009

INEFICIÊNCIA DA REDE DE SANEAMENTO BÁSICO PROVOCA PROLIFERAÇÃO DE HEPATITE A

Rua Portugal, Centro Histórico, São Luís/MA

Falta de saneamento básico é causa principal de Hepatite no Maranhão


SÃO LUÍS - O Núcleo do Fígado do Hospital Universitário da UFMA realizou pesquisa entre estudantes de 7 a 14 anos de escolas particulares e públicas e constatou que 60% dos alunos de rede pública já tinham entrado em contato com o vírus da Hepatite A, contra apenas 30% na particulares.

A Hepatite A, também conhecida como “amarelão”, é uma das doenças que se proliferam pela ineficiência da rede de saneamento básico. O fígado é o principal órgão atingido pela doença, localizado na parte superior direita do abdômen, composto pelas células chamadas de hepatócitos.

De acordo com a professora do departamento de Medicina da UFMA, Adalgisa de Souza Paiva Ferreira, quando a enfermidade é adquirida na infância, a criança fica imune. Na fase adulta, pode ocorrer insuficiência hepática e evoluir, por falta de defesa no organismo.

Segundo a médica, com uma política eficiente de saneamento básico, a Hepatite A pode ser erradicada no Brasil, pois é transmitida, primariamente, via fecal-oral através do contato direto com pessoas infectadas que eliminam o vírus nas fezes ou através da ingestão de água e alimentos contaminados. O contato com as fezes contaminadas se dá principalmente em locais onde não existe rede de esgoto ou onde não há fornecimento de água adequado.

Nestas condições precárias, as crianças são as principais vítimas da Hepatite A. De acordo com a professora Adalgisa Ferreira, a maioria das pessoas que adquire a doença são crianças de até 5 anos e, em casos mais raros, jovens adultos. Crianças menores têm um papel muito importante na transmissão porque a infecção nelas, geralmente, não causa sintomas ou passa despercebida e elas podem eliminar o vírus nas fezes por período de tempo mais prolongado que os adultos.

Para ambos os casos, não há medicação específica para o tratamento é usado apenas remédios contra enjôo, febre e dor. As bebidas alcoólicas devem ser abolidas. Os alimentos podem ser consumidos normalmente, apenas evitando aqueles muito gordurosos.

Já se fala em vacina para prevenir os casos de Hepatite A, informou Adalgisa Ferreira, mas ela é enfática quando diz que o melhor controle da Hepatite A é conseguido com políticas de saúde que contemplem construção de redes de esgotos em todos os bairros, atuação dos agentes de saúde e rede para diagnóstico e tratamento. “A população pode fazer sua parte, com boa higiene das áreas da residência e dos alimentos ingeridos”, concluiu.

Fonte: O Estado

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br