Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de janeiro de 2009

OS PROBLEMAS DAS MONOCULTURAS DE EUCALIPTO

Os números são expressivos: 8 mil hectares de eucaliptos já plantados no Rio Grande do Sul. A previsão da grande empresa Aracruz é de plantar 154 mil hectares até 2010.


Estudo mostra impacto das monoculturas de eucalipto sobre as mulheres

Agência Envolverde - 05/01/2009

Um estudo de caso produzido pela Friends of the Earth e Movimiento Mundial por los Bosques Tropicales (WRM), em parceira com o Núcleo Amigos da Terra/Brasil, mostra a realidade vivida por mulheres que se encontram na região de expansão dos monocultivos de eucalipto das papeleiras, o bioma Pampa. O trabalho será apresentado nesta sexta-feira (19/12), na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, às 14h.

Trata-se de um subsídio ao encontro organizado pelo Movimento Nacional em Direitos Humanos, "Relatório da violação dos direitos humanos pela atividade da silvicultura no Estado do Rio Grande do Sul 2005-2008". A autora é a bióloga e mestre em Educação Ambiental Cíntia Pereira Barenho.

"É uma importante ferramenta não só para a luta contra a expansão dos megaprojetos de celulose e papel dos movimentos sociais e ambientalistas, mas também para todos os setores da sociedade porque mostra a realidade de mulheres que pouco ou quase nada têm sido divulgado pela mídia," diz. Conforme a bióloga, a situação destas mulheres ainda é de invisibilidade social, apesar de elas já estarem à frente de lutas de resistência.

Contaminação do ambiente

O estudo de caso contou com a participação de vinte mulheres de movimentos sociais do campo e da cidade que relataram diferentes impactos da silvicultura em suas vidas. As participantes moram em Rio Grande, Hulha Negra, Piratini, Encruzilhada do Sul, Barra do Ribeiro, São José do Norte, Santana do Livramento, Herval e Porto Alegre.

Dentre os problemas decorrentes dos monocultivos relatados pelas mulheres, constatou-se dificuldades acerca das condições sociais e de sobrevivência diária, como a contaminação do ambiente e de animais devido a utilização de grande quantidade de agroquímicos nas lavouras de eucalipto e também a precária situação das estradas rurais devido ao tráfego de veículos pesados.

Além disso, elas relatara, situações de violência e assédio sexual com o início das plantações de eucalipto; escassez de água; degradação da terra e precárias condições de trabalho nos plantios. A reforma agrária foi paralisada e o abandono do campo tem se intensificado.

Clique para ler o estudo: http://www.natbrasil.org.br/Docs/monoculturas/estudo%20de%20caso.pdf

Fonte: NAT Brasil (Envolverde/Ecoagência)
© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

MONOCULTURA DE EUCALIPTO - LEIA MAIS


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Curso de Extensão Rompendo com a Monocultura do Consumo



    Período de Inscrição: 12/05/2010 a 03/06/2010

    Objetivos:
    Partindo do pensamento de Boaventura de Sousa Santos (e outros autores), procuramos propor uma reflexão crítica sobre a sociedade de consumo e seus desdobramentos na vida cotidiana, debatendo o efeito que a mesma produz na construção das identidades contemporâneas. Também é objetivo nosso discutir as possibilidades concretas do consumo como ato político e dos limites do chamado “consumo consciente”. Por fim, buscamos construir as bases teóricas para uma prática de consumo solidário/emancipatório a partir dos conceitos de “sociologia das emergências” e “economia solidária”

    Metodologia: aulas expositivas

    Conteúdo Programático :

    - O sentido social do consumo e seus desdobramentos na vida cotidiana

    - Do corpo à mercantilização da vida: uma reflexão sobre o discurso da mídia e das campanhas publicitárias

    - O consumo pode ser consciente? - mitos e possibilidades

    - A verdadeira experiência política dentro do consumo: rompendo com a monocultura

    - A experiência da Economia Solidária

    Valores

    À vista: R$ 500,00

    Descontos (à vista ou na parcela): 30% para profissionais cadastrados no CONRERP (apresentar carteira do Conselho); 20% para ex-alunos da FCS/UERJ (apresentar comprovante).

    DESCONTOS ESPECIAIS:
    20% (vinte por cento) para alunos e ex-alunos dos cursos de Especialização em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública e em Jornalismo Cultural, da UERJ.
    20% (vinte por cento) para associados da ABRH.
    30% (trinta por cento) para grupos de 05 a 10 pessoas.
    50% (cinquenta por cento) para grupos acima de 10 pessoas.



    CENTRO DE PRODUÇÃO DA UERJ
    Rua São Francisco Xavier, 524, sala 1006, bloco A, 1º andar
    Maracanã - Rio de Janeiro-RJ
    Atendimento na recepção de 9h às 18h.
    Informações: Tel.: (21) 2334-0639 ou e-mail: cepuerj@uerj.br



    Maiores informações pelo e-mail cext.lpo@gmail.com ou pelos telefones: 2334-0803/ 2334-0500/ 2334-0300

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br