Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de janeiro de 2009

Lavagem ambientalmente correta evita poluição

Agência Envolverde - 05/01/2009

Por Glaucia Guerra, da Agência Sebrae

Empresário da capital do Mato Grosso do Sul aposta em negócio de lavagem de toalhas e separação de produtos tóxicos dos tecidos.

Campo Grande - Os primeiros passos de Paulo Cezar Gonçalves Fernandes foram cautelosos. Trabalhava numa transportadora, até que um dia, em visita a São Paulo, conheceu as toalhas recicláveis, próprias para a limpeza de todo o tipo de maquinário e equipamentos, extremamente absorventes e que não desfiam. As toalhas são lavadas num processo industrial que separa a água dos materiais perigosos, como óleo, produtos químicos e graxa, liberando o meio ambiente de receber esses componentes.

“Comecei distribuindo gratuitamente as toalhas recicláveis, explicando as vantagens, não só ambientais, mas também de utilização, já que não há possibilidade de filamentos ficarem presos nos motores das máquinas quando estas estão sendo limpas”, conta o empresário. Ele recolhia as toalhas e enviava para São Paulo para ter o devido tratamento. Depois de alguns anos atuando no mercado de Ponta Porã, fronteira de Mato Grosso do Sul e, aos poucos, ampliando o negócio, Paulo Cezar entendeu que precisava criar uma empresa completa, nos moldes daquelas que havia conhecido.

Para isso, o empresário escolheu Campo Grande, região central do Estado, o que facilitaria a logística. “Neste ponto, decidi aprender, fiz vários cursos do Sebrae, entre eles o Saber Empreender e o Empretec. Todos os treinamentos foram importantes porque impulsionaram o meu negócio e definiram qual era o meu foco”, relembra.

Assim, em 2004 nasceu o Toalheiro Campo Grande, responsável por todo o processo de entrega das toalhas, recolha, lavagem, separação da água do material contaminado. Este último é entregue a uma empresa certificada ambientalmente para o correto destino, ou seja, a reciclagem do óleo.

Há quatro anos, o toalheiro contava com, no máximo, 80 clientes. Hoje, são cerca de 300, que produzem aproximadamente 120 quilos por mês de material contaminado. “O maior desafio em ser pioneiro é passar a consciência ecológica para os novos clientes e fazê-los entender que, além de preservação ambiental, estão investindo numa melhor qualidade dos serviços prestados por eles”, explica.

Paraná, São Paulo e Minas Gerais têm leis que obrigam as indústrias a utilizarem toalhas recicláveis, o que ainda não é obrigatório em Mato Grosso do Sul.

Além de grandes empresas locais, Paulo Cezar atende clientes no interior dos estados vizinhos. Para 2009, o projeto é ampliar o maquinário da lavanderia e abrir espaço para um maior número de clientes. “Acreditamos que Mato Grosso do Sul passa por uma fase de crescimento, com a abertura de novas indústrias e a transformação do agronegócio”, argumenta.

(Envolverde/Agência Sebrae)

© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br