Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de janeiro de 2009

TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO - PODERÁ FRACASSAR?

Obras dos canais e reservatórios construídos pelo Exército nos dois trechos onde haverá captação da água no rio, em Cabrobó e Floresta.

Rota da transposição do São Francisco tem obras paradas


da Folha Online - 04/01/2009

Prevista para outubro de 2010, a obra de transposição do rio São Francisco ainda tem obras paradas, resumida, em alguns trechos, a estacas de madeira, conforme revela reportagem de Hudson Corrêa e Sérgio Lima --enviados especiais a Pernambuco e à Paraíba-- publicada na edição deste domingo da Folha ( íntegra está disponível apenas para assinantes do jornal e do UOL).

Entre os dias 12 a 17 de dezembro do ano passado, a Folha percorreu municípios na rota da transposição. Um ano e meio após ser iniciada, a parte mais avançada do projeto consiste em canais e reservatórios construídos pelo Exército nos dois trechos onde haverá captação da água no rio, em Cabrobó e Floresta.

Considerada uma das principais vitrines do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a as obras tem dois eixos: o norte, que parte de Cabrobó, com 426 km de extensão, e o leste, de Floresta, com 287 km.

Para tentar entregar a maior parte do projeto dentro do previsto, o ministério da Integração Nacional, responsável pela transposição, tenta agora substituir as estacas por obras. O governo admite atrasos, mas diz que a construção será acelerada. (Fonte: Folha Online)

Lula quer entregar parte de obras no São Francisco em 2010

O governo diz que concluirá o eixo leste da transposição do São Francisco em outubro de 2010, no fim do mandato de Lula. Pelo cronograma, também será terminada parte do eixo norte, além de 18 barragens, nove aquedutos, três túneis e nove estações de bombeamento, que farão a água chegar às regiões mais altas.
A intenção é tornar a obra, de R$ 5 bilhões, um projeto irreversível para o próximo governo, que, até outubro de 2012, concluiria mais 356 km do eixo norte, nove barragens, quatro aquedutos e dois túneis.
Criticada por políticos, índios, religiosos e artistas, a transposição tem ocorrido tranquilamente nos últimos meses - FSP, 4/1, Brasil, p.A6.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br