Manon Rosa Fernandes e Silva
São José dos Campos - SP
VERGONHA NAS PRAIAS DA COSTA RICA
Pobreza, ignorância?????????????
É difícil entender ... não vivemos esse mundo!!!!!!!!!
O ser humano é sempre uma caixa de surpresas, muitas vezes, muito feia!!!!!!!!
(ENVIADO PELA COLABORADORA PROFª MANON ROSA - SJCAMPOS -SP)
O FANTÁSTICO DE 10/05/2010 PUBLICOU:
E-mail com fotos de roubo de ovos de tartarugas é falso
Moradores da Costa Rica só pegam os ovos colocados nos primeiros dias da desova, porque estudos mostraram que os estes seriam destruídos de qualquer jeito.
Chegou a hora de desvendar os mistérios da internet. Um e-mail que está rolando mostra uma maldade. Na margem esquerda do Rio Solimões, na Amazônia, a população pega os ovinhos das tartarugas. E ninguém está nem aí. As pessoas nem se importam se estão tirando foto. O e-mail vem com seguinte títulocara: “Divulgue este absurdo”! Mas será verdade este absurdo?
O Detetive Virtual foi até a Costa Rica para averiguar essa história. Afinal, é verdadeira ou falsa? "É falsa”, afirma o professor Federico Bolaños.
As tartarugas das fotos são de uma espécie que não aparece na Amazônia, mas que aparece na Costa Rica. O professor Federico Bolaños é subdiretor da Escola de Biologia da Universidade da Costa Rica e reconhece as pessoas das fotos e consegue até dá até o nome de uma delas. Ele também reconhece o telhado que se vê ao fundo de uma das imagens. É propriedade do Ministério de Meio-ambiente, Energia e Telecomunicações.
Não é na Amazônia, mas não seria maldade, do mesmo jeito, ficar pegando os ovos?
Em um vídeo, é possível ver o que acontece. A turma tem autorização para recolher os ovos. Mas só os moradores da região podem pegar e só os ovos colocados nos primeiros dias da desova. Porque estudos mostraram que os primeiros ovos seriam destruídos, de qualquer jeito, pelas próprias tartarugas que viessem nos dias seguintes e por predadores naturais.
Em contrapartida pelos ovos degustados e faturados, os moradores protegem os ovinhos dos dias finais da desova e ajudam as tartaruguinhas a chegar ao mar. E a reprodução está garantida.
Portanto, a maldade com as tartarugas na Amazônia é mentira. Nem é antiecológico, nem foi na Amazônia.
Agora, por que alguém foi pegar essas fotos verdadeiras e inventar essa história mentirosa?
VEJA O VÍDEO DO FANTÁSTICO - GLOBO.COM
O SITE QUATRO QUANTOS/LENDAS ESCLARECE E MOSTRA VÍDEOS:
Coleta de ovos de tartaruga na Costa Rica: vergonha mundial?
Mensagens indignadas percorrem a Internet protestando contra a coleta de ovos de tartaruga na Costa Rica. Deputado federal acha que isso acontece mesmo é no Rio Solimões, no que discordam raivosos ambientalistas que asseguram se tratar de coisa do MST - Movimento dos Sem Terra. Não os da Costa Rica, mas os daqui mesmo do Brasil. (Ou seria Movimento dos Sem Tartaruga? :) Difícil de entender. Portanto, vamos por partes.- Na Costa Rica, país da América Central, existe uma praia de nome Ostional. É uma praia pequena, com cerca de um quilômetro de extensão, areias escuras, situada na península de Osa na costa do Pacífico. É para lá que se dirigem, todos os anos, quatro espécies de tartarugas: a Eritmochelys imbricata, aChelonia agassizzi, a Dermochelys coriacea e a Lepidochelys olivacea.
A finalidade da visita a essa praia é a desova. Algumas delas chegam em pequena quantidade, mas a natureza faz com que as da espécie Lepidochelys olivacea compareçam em grande cópia. SegundoAnidación de la tortuga lora..., as tartarugas dessa espécie podem chegar a mais de duzentos mil fêmeas num período de arribada. VEJA MAIS
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Costas Riquenhos...não façam um absurdo desses...não cometam esse crime contra a natureza!
ResponderExcluirTá certo que há muita pobreza e sofrimento na Costa Rica, mas vcs tem muitas praias, muito mar, muitas belezas naturais e grande potencial turístico nesse país...
Façam um programa de proteção a essas tartarugas e seus ovos, com visitação turistica como fazem no Projeto Tamar na Bahia (Praia do Forte) e vocês vão ganhar muito mais dinheiro do que vendendo esses ovos e ainda vão proteger a natureza...
Nosso apelo ao Embaixador da Costa Rica aqui no Brasil
Janeiro 24, 2010 12:29 PM
Tristeza ainda maior do que a pobreza desse povo, que leva as pessoas a cometerem esse crime contra a natureza, é a existência de demanda para o consumo dos ovos. Se ninguém comprar ovos de tartaruga, certamente a quantidade roubada irá diminuir bastante.
ResponderExcluirA conscientização tem que ser nas duas pontas: na extração e no consumo.
Concordo com Bernanrdo...Eles são pessoas muito pobres não tem noção da violencia que cometem, pior é quem compra, esses sim os verdadeiros assassinos.
ResponderExcluirUma correção:
ResponderExcluirO local é na Costa Rica, Praia Ostional, perto de Santa Cruz. Cadê o Greenpeace? As autoridades locais? Estão vendendo os ovos né? Nada disso. Eles, Greenpeace e ecologistas, não estão lá por um motivo simples: porque não há necessidade. Este é um projeto meio maluco de uma espécie de ONG chamada ADIO, que acontece nesse lugar que é o ponto de maior concentração de desova de tartarugas no planeta, são 7 quilômetros de praia cobertos por tartarugas desovando, acho que duas vezes por ano.
Igual ao que faz o pessoal do Projeto Tamar brasileiro, eles gratificam os locais, famílias de pescadores e praianos, para proteger as tartarugas, os ninhos e depois os filhotes em sua corrida para a água.
Após a corrida, os ovos que goraram, boa parte dos ovos que as tartarugas põem são "ovos cegos", podem ser recolhidos pelas pessoas que os vendem para quem quiser comprar, não sei se como "fina iguaria", como diz a mensagem, porque já que se trata de um texto furado, então essa informação deve ser furada também.
É o projeto de maior sucesso no mundo em número de filhotes, porque é concentrado em um único ponto e não encontra a dificuldade que o Tamar brasileiro encontra, de ter que trabalhar em centenas de pontos espalhados por milhares de quilômetros de praias nas costas do Brasil.
O sujeito de camiseta preta, com uma bolsa escura sob o braço, e o outro com uma camiseta branca, com uma espécie de envelope na mão, que aparecem em uma das fotos, são o Tomás Chavarría e o Rodrigo Morera, dois biólogos da ADIO.
O único senão que acontece por lá é com as tartarugas adultas, porque eles não têm poder de polícia e nem uma estrutura tão boa assim e, vez por outra, caçadores invadem o lugar de madrugada e caçam as tartarugas adultas.
Eles pegam as tartarugas na água, com pequenos barcos de pesca, como se fossem canoas motorizadas, jogam uma rede e capturam o animal exausto que está voltando ao mar depois da postura, o ano passado, 2010, foram 200 tartarugas adultas.
Esse projeto existe há 20 anos e se não fosse por ele essa espécie de tartaruga, a Lepidochelys Olivacea, há muito que já estaria extinta.
Portanto é mais uma lenda da internet.
Abraço.
Ronaldo / Brasília-DF
Que é isso minha gente...
ResponderExcluirEssa história de ONG Adio é uma desculpa que a Costa Rica inventou para desculpar esse absurdo roubo de ovos de tartarugas que acontece por lá...
Podem testar no Google ou em qualquer site de buscas que vão ver que essa tal Ong não existe e que na internet não tem nada a respeito...
Como pegou muito mal para eles as fotos e as denuncias do povo desesperado roubando os ovos que as tartarugas botavam deles arrumaram essa desculpa e tem gente caindo nessa....
Além dos roubos dos ovos eles pegam as tartarugas exaustas, depois que botam os ovos e levam para as panelas...o povo lá, como na maioria dos países da américa central e america do sul está todo desesperado de fome, sem emprego e sem perspectivas...
é uma pena, mas é a essa a nossa realidade e o meio ambiente é o primeiro atacado pelo povo faminto...