Mas há seres que conseguem passar muito tempo sem ela, como os sapos da espécie Pleurodema diplolistris, que vivem de 10 a 11 meses na Caatinga do Rio Grande do Norte enterrados na areia.
Uma pesquisa feita em parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e o Instituto Butantan concluiu que o sapo fica soterrado e sem comer por conta de um processo de estivação, o correspondente à hibernação, em que os animais passam o inverno inativos.
Os pesquisadores constataram que, na seca, o estômago do sapo da Caatinga permanece vazio, o intestino atrofiado e o estoque de gordura assegurado. Concluíram ainda que, à medida que a estiagem avança e o solo seca, o Pleurodema se enterra cada vez mais, até 1,80 metro de profundidade, para estar mais perto da umidade.
Nesse caso, a temperatura do animal se mantém estável e os teores de oxigênio na areia caem pouco. O ovário das fêmeas se mantém cheio, pronto para liberar óvulos assim que chova.
Fonte:
Revista Globo Rural
N. 294, abril de 2010
Pleurodema diplolistris - Sapo de Quatro Olhos
SAIBA MAIS - CLIQUE
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br