Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de maio de 2010

SOS RIO ARAGUAIA (GO)

Rio Araguaia em Goiás (foto: MMA)

MMA e MP vão trabalhar juntos para salvar Rio Araguaia

O Ministério do Meio Ambiente e o Ministério Público de Goiás vão trabalhar em parceria pela proteção e conservação do Rio Araguaia. Nesta terça-feira (18), a ministra Izabella Teixeira apresentou, aos representantes do MP goiano, algumas ações do MMA que podem ajudar a preservação e o uso sustentável do rio. O procurador-geral de Justiça de Goiás, Eduardo Moura, veio a Brasília pedir apoio do MMA para a preservação das nascentes do Araguaia.


Para a ministra Izabella, uma agenda comum do MMA com o estado de Goiás pode melhorar a gestão pública, com transparência de ações, fortalecendo a proteção dos recursos hídricos e do Cerrado. “A agenda ambiental brasileira é muito maior e mais rica do que só a da Amazônia”, ressaltou a ministra, lembrando que o ministério tem várias estratégias para a proteção do Cerrado, como o Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado (PPCerrado), o Plano Estratégico da Bacia do Araguaia/Tocantins e o Programa Mais Ambiente.


A parceria vai começar pela nascente do rio. O procurador-geral de Justiça de Goiás, Eduardo Moura, apresentou à ministra o programa de proteção das nascentes, chamado de Mapeando para Proteger. Segundo ele, o projeto permitiu a realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) de todas as propriedades do município de Mineiros (GO) e está fazendo agora em Santa Rita do Araguaia – duas cidades goianas onde nasce o Rio Araguaia. “Queremos a solução de problemas, por isso viemos com o dever de casa já pronto”, ressaltou.


O procurador-geral explicou que a nascente do rio foi escolhida como o início de uma ação para proteger todo o Araguaia, que passa pelos estados de Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Pará. Ele acredita que a implementação do PPCerrado pode começar pela aquela região. O Ministério Público já desenvolveu uma série de atividades na área da nascente.


A parceria entre MMA e MP do Goiás deverá resultar em acordo de cooperação e um plano de trabalho. A ministra sugeriu que a Agência Nacional de Águas coordene a parceria para a segurança do debate, independente da mudança do Governo.


O Rio Araguaia tem 2.114 km de extensão. Algumas atividades como plantações, caça e pesca predatória vêm matando lentamente o rio. A área também sofre com a degradação do solo e com grandes voçorocas. Para resolver esses problemas, deverão ser fechadas parcerias com governos federal e estaduais, universidades e sociedade. (Fonte: Carlos Américo/ MMA)/Ambiente Brasil



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br