Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de maio de 2010

5º ABRAÇO GUARAPIRANGA, NO DIA 30 DE MAIO. PARTICIPE !



Abraço Guarapiranga deste ano será em 30 de maio

Em sua quinta edição, o Abraço Guarapiranga, mais uma vez, quer reunir a população em torno da represa que abastece quase 4 milhões de pessoas na capital paulista. O gesto simbólico pretende continuar a pressão por investimentos em ações de recuperação e preservação do manancial e analisar o que o poder público vem fazendo para conter a devastação. Diversas atividades estão previstas em três diferentes pontos da represa. Confira e participe! É neste domingo, 30 de maio!


O Abraço Guarapiranga 2010, marcado para o próximo daí 30 de maio, um domingo, antecede a Semana do Meio Ambiente de 2010. É uma oportunidade de exercer a cidadania em benefício do manancial que abastece quase quatro milhões de pessoas em São Paulo. Da mesma forma como vem ocorrendo desde 2006, o Abraço é aberto a todos e pretende reunir os moradores da região e consumidores de água como forma de expressar o carinho com a centenária represa, protestar pela situação de degradação em que se encontra e pressionar por mudanças que garantam a preservação das fontes de água. Moradores da região Guarapiranga vêm denunciando diversas irregularidades, por meio da imprensa como a cessão do espaço à margens da represa para eventos em áreas ambientalmente protegidas.O evento está sendo organizado por entidades locais e conta com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Sobrevôo revela ocupação desordenada às margens da represa






















A Represa de Guarapiranga abastece 3,8 milhões de pessoas na Grande São Paulo. Apesar da importância para o abastecimento público, sua situação é preocupante pois é o mais ameaçado entre os mananciais que fornecem água para a maior metrópole do País. Sua bacia hidrográfica está ocupada de forma desordenada e apresenta em muitas áreas alta densidade populacional. A população que vive ao seu redor é estimada em 800 mil pessoas, e apenas metade dela conta com algum sistema de coleta de esgotos. Além disso, a maioria do esgoto coletado continua sendo despejado na represa, fazendo com que a qualidade das águas dos rios e a da própria represa piorem ano a ano. A Guarapiranga sofre ainda com o assoreamento de suas margens, diminuição do espelho d'água, desmatamento e uso intensivo do solo, além dos impactos gerados pela construção do Trecho Sul do Rodoanel, inaugurado em abril último.

Abraço 2007, no Solo Sagrado, em Parelheiros

A reversão do quadro de degradação da represa, portanto, não é uma tarefa de fácil ou rápida solução. Para tanto, é necessário o envolvimento permanente de diferentes segmentos do governo e da sociedade em ações integradas e efetivas, que valorizem e protejam a produção de água para abastecimento público. Neste processo, cada setor da sociedade tem sua respectiva parcela de responsabilidade. O papel do cidadão, consumidor de água, é utilizar o recurso de forma racional e pressionar o poder público para que assuma responsabilidades e invista em ações de recuperação e proteção do manancial. Exerça sua cidadania e participe. Este ano, o abraço acontecerá em três pontos diferentes. Veja abaixo:

:: Parque Ecológico da Guarapiranga

Estrada do Riviera, 3 286

8h – Concentração - Jardim Ângela e caminhada até o Parque Ecológico

10h30 - Missa Campal no Parque Ecológico e plantio de mudas

12h – Abraço simbólico

:: Barragem

Av. Robert Kennedy, altura do nº 1 170, com Av. João de Barros

9h30 – Início das oficinas ambientais, apresentação do Maracatu Ilê Aláfia, Capoeira e plantio de mudas

10h30 – Passeio Ciclístico

12h – Abraço simbólico

:: Solo Sagrado

Estrada do Jaceguai, 6567, Parelheiros

10h30 – Plantio de mudas

12h00 – Abraço simbólico

Para saber mais clique em www.mananciais.org.br

ISA, Instituto Socioambiental.


BLOG SOS RIOS DO BRASIL

Divulgando, Promovendo e Valorizando

quem defende as águas do Brasil!

ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Existem muitas igrejas, muitos pastores, muitas escolas, muitos professôres e felizmente existem muitas pessoas que amam o planeta e nunca deixam de cuidar da natureza.

    Reflita e junte-se a nós!

    A minha sugestão é que eventos como o abraço seja mais divulgado, principalmente nas escolas em geral.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br