Abraço Guarapiranga deste ano será em 30 de maio
Sobrevôo revela ocupação desordenada às margens da represa |
A Represa de Guarapiranga abastece 3,8 milhões de pessoas na Grande São Paulo. Apesar da importância para o abastecimento público, sua situação é preocupante pois é o mais ameaçado entre os mananciais que fornecem água para a maior metrópole do País. Sua bacia hidrográfica está ocupada de forma desordenada e apresenta em muitas áreas alta densidade populacional. A população que vive ao seu redor é estimada em 800 mil pessoas, e apenas metade dela conta com algum sistema de coleta de esgotos. Além disso, a maioria do esgoto coletado continua sendo despejado na represa, fazendo com que a qualidade das águas dos rios e a da própria represa piorem ano a ano. A Guarapiranga sofre ainda com o assoreamento de suas margens, diminuição do espelho d'água, desmatamento e uso intensivo do solo, além dos impactos gerados pela construção do Trecho Sul do Rodoanel, inaugurado em abril último.
Abraço 2007, no Solo Sagrado, em Parelheiros |
A reversão do quadro de degradação da represa, portanto, não é uma tarefa de fácil ou rápida solução. Para tanto, é necessário o envolvimento permanente de diferentes segmentos do governo e da sociedade em ações integradas e efetivas, que valorizem e protejam a produção de água para abastecimento público. Neste processo, cada setor da sociedade tem sua respectiva parcela de responsabilidade. O papel do cidadão, consumidor de água, é utilizar o recurso de forma racional e pressionar o poder público para que assuma responsabilidades e invista em ações de recuperação e proteção do manancial. Exerça sua cidadania e participe. Este ano, o abraço acontecerá em três pontos diferentes. Veja abaixo:
:: Parque Ecológico da Guarapiranga
Estrada do Riviera, 3 286
8h – Concentração - Jardim Ângela e caminhada até o Parque Ecológico
10h30 - Missa Campal no Parque Ecológico e plantio de mudas
12h – Abraço simbólico
:: Barragem
Av. Robert Kennedy, altura do nº 1 170, com Av. João de Barros
9h30 – Início das oficinas ambientais, apresentação do Maracatu Ilê Aláfia, Capoeira e plantio de mudas
10h30 – Passeio Ciclístico
12h – Abraço simbólico
:: Solo Sagrado
Estrada do Jaceguai, 6567, Parelheiros
10h30 – Plantio de mudas
12h00 – Abraço simbólico
Para saber mais clique em www.mananciais.org.br
ISA, Instituto Socioambiental.
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
Existem muitas igrejas, muitos pastores, muitas escolas, muitos professôres e felizmente existem muitas pessoas que amam o planeta e nunca deixam de cuidar da natureza.
ResponderExcluirReflita e junte-se a nós!
A minha sugestão é que eventos como o abraço seja mais divulgado, principalmente nas escolas em geral.