Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de maio de 2010

Dia da biodiversidade traz alerta de extinção

O Brasil é o quarto país no ranking de animais que estão em perigo de extinção, segundo uma lista feita pela ONG ambientalista IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, sigla em inglês). (Imagem Blog Salve o Planeta)



O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou neste último sábado, que a perda de espécies está chegando a um ponto sem volta, informou o site de notícias da CNN.


A afirmação foi feita durante a abertura das celebrações para o dia internacional da biodiversidade, que aconteceu no sábado.


Em relatório recente, a ONU confirmou que nenhuma das metas para redução da perda de biodiversidade, acordadas por membros da organização em 2002, foram cumpridas. O relatório afirma que desde 1970 as populações mundiais de animais caíram 30%, a área coberta por mangues caiu 20% e a área coberta por corais, 40%.


Segundo Ban, comunidades no mundo todo irão "colher os frutos negativos" da perda de biodiversidade, mas "as comunidades mais pobres e mais vulneráveis serão as que irão sofrer mais". Diversos eventos estão sendo realizados ao redor do mundo para celebrar a data. Um jardim foi criado na avenida Champs-Élysées em Paris e uma "parede viva" foi montada na sede da ONU em Copenhague.


Eventos marcam dia da biodiversidade no Brasil

O dia internacional da biodiversidade foi celebrado neste último sábado por eventos em 11 países, incluindo o Brasil.


A Fundação SOS Mata Atlântica, por exemplo, organizou o evento 'Viva a Mata', durante o final de semana no Parque do Ibirapuera em São Paulo com programação que incluiu palestras, exposições, peças de teatro e atividades com voluntários.


Zoológicos de todo o país também criaram para o dia uma programação especial, voltada principalmente para crianças. As atividades incluíram oficinas para confeccionar máscaras de dez animais da fauna brasileira: capivara, coruja, gavião-real, lobo-guará, onça, papagaio, quati, sagui, tamanduá e urubu-rei.


O projeto teve a participação dos zoológicos de Bauru (SP), Brasília (DF), Ilha Solteira (SP), Gramado (RS), João Pessoa (PB), Recife (PE), Rio Branco (AC), São Carlos (SP), São Bernardo do Campo (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Balneário Camboriu (SC), Curitiba (PR), Belém (PA) e Manaus (AM).


O ambientalista americano Thomas Lovejoy participou de uma palestra no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo. Lovejoy é consultor do Banco Mundial para assuntos de sustentabilidade e foi um dos responsáveis pelo recente relatório da ONU que resume a situação atual da biodiversidade no mundo e projeta cenários futuros.


Fonte: Folha.com/Portal do Meio Ambiente - Vilmar Berna



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br