Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de maio de 2010

AS DELÍCIAS DA LAGOA MIRIM (RS)


Na cozinha da COOPESI no Brasil Rural Contemporâneo - as delícias da Lagoa Mirim sendo produzidas. Foto de Cíntia Barenho

Cooperativa de Pescadores de Santa Isabel – Arroio Grandre/RS

por Cíntia Barenho

Passeando na praça de alimentação é possível encontrarmos a banca dos Pescadores de Santa Isabel. Desde 2002, eles se organizam através da Cooperativa de Pescadores de Santa Isabel (COOPESI-Arroio Grandre/RS). A conversa foi motivada, especialmente porque em tal área a ex-VCP (até o momento) cotava instalar uma Fábrica de Celulose.
Conversei com várias pessoas da cooperativa, que estão pela primeira vez participando de uma feira e oferecendo algumas das Delícias da Lagoa Mirim.


Na cooperativa estão associdadas cerca de 40 pessoas. Silvia Marisa Colvara, atual secretária da Colônia Z-24, conta que estarem cooperativados potencializou o trabalho deles, hoje estão fazendo feiras em Arroio Grande e Santa Isabel. Também participam de um convênio com a CONAB (Fome Zero) fornecendo diretamente filés e peixes inteiros para Companhia. Mensalmente entregam 1307kg, afirmou Iramar Kerchine também integrante da COOPESI. Para ele ainda há perspectivas de aumentar a quantidade fornecida, mas dependem da quantidade de chuva que pode vir a banhar a lagoa.


Na Lagoa a variedade de peixes é grande, tem Peixe-Rei, Traíra, Pintado, Jundiá, Dourado, Viola, Trairão, Corvina, Cascuda, Tainha. Silvia Marisa afirma que a variedade é grande e que eles precisam descrever todas para o IBAMA, pois se forem pegos com um tipo de peixe não descrito eles podem ser multados. Iramar comentou que antigamente tinha muito mais, mas com a Barragem Eclusa reduziu muito, prejudicando o trabalho deles.
Outro pescador, Jorge Alexande Teixeira, pescador desde os 10 anos, contou que existem pelo menos 2 tipos de peixe-rei: o bananinha e o bicudo. O que varia é o o tamanho deste.


Mas e a Fábrica de Celulose?
Quando questionados sobre a Fábrica de celulose o descontentamento foi geral. Silvia Marisa disse que “é 100% ruim pra gente”. Ela contou que chegaram lá cheios de promessas de empregos, que iriam buscar o povo para trabalhar. Sobre tais empregos ela disse que dependiam do grau de escolaridade, certamente a população local não estaria na condição exigida ou seja, “imaginam que por seremos de campanha não conhecemos o que acontece lá fora”.


Para o pescador Jorge Alexandre “Barulho de prato não é comida”, se referindo aos empregos que prometeram gerar com a fábrica. Ele disse que já há comentários na região que a empresa devolverá a terra comprada. Já para Iramar, a Fábrica e os Eucaliptos são ruins para a natureza: “a terra onde são plantados os eucaliptos demora muitos anos para se recuperar; o sustento da terra é tirado com os eucaliptos”.


Para todos que moram na Vila Isabel, uma fábrica de celulose só traria prejuízo para o trabalho que desenvolve a sua comunidade: a pesca.

Enfim, parece que as alternativas econômicas para a metade sul passam longe por um único e exclusivo modelo de “desenvolvimento”.


Para quem for na Feira da Agricultura Familiar – Brasil Rural Contemporâneo – confira as Delícias da Lagoa Mirim da COOPESI – Strogonoff de bochecha (de traíra), Moqueca Santa Isabel, Pintado Assado

Fonte: Site ONG CEA - Centro de Estudos Ambientais

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br