Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de maio de 2010

ANA: CURSO SOBRE TECNOLOGIA DOPPLER EM ALAGOAS, MINAS GERAIS E BAHIA



Da Agência Ambiente Energia - Os gestores estaduais que trabalham com medição de vazão de rios têm uma boa alternativa para atualizar os conhecimentos. Entre os meses de maio e junho, a Agência Nacional de Águas (ANA) promove o curso de capacitação para utilização de equipamentos de medição d vazão que usam tecnologia Doppler. O curso acontecerá nas cidades de Piranhas (AL), Feira de Santana (BA) e Belo Horizonte (MG).


Segundo a ANA, o objetivo é capacitar os agentes envolvidos no processo de medição de vazão em rios com até 40 metros de profundidade, assim como nos procedimentos para medição a vau (quando o medidor entra no rio com uma régua em bastão e faz a medição).A capacitação é consequência da aquisição, pela ANA, de unidades dos medidores modelos RiverSurveyor – M9 e FlowTracker. A compra dos equipamentos, no valor de R$ 1,5 milhão, faz parte do projeto de modernização das práticas operacionais da Rede Hidrometeorológica Nacional.


Os equipamentos novos substituirão gradativamente os micro-molinetes e molinetes atualmente em uso pelas equipes de campo das empresas atuantes na operação de redes de monitoramento fluviométrico, entre elas: Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Instituto de Gestão das Águas e Clima do Estado da Bahia (Ingá) e Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).


O curso terá ênfase na parte prática, permitindo aos alunos iniciarem as medições nos roteiros de operação e enviar dados à Agência imediatamente após o treinamento. Na cidade de Piranhas os agentes serão capacitados entre 24 e 27 de maio; em Feira de Santana de 07 a 10 de junho; e em Belo Horizonte de 14 a 17 de junho.


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br