Ter, 11/Mai/2010
Considere o quanto um país prejudica o meio ambiente nos seguintes quesitos: desmatamento, pescaria predatória, uso de fertilizantes agrícolas, poluição da água, emissão de carbono, ameaça de espécies animais e alterações de ambiente (quando áreas naturais são convertidas em campos agrícolas ou cidades). Somando todas essas coisas, o Brasil é o país que mais maltrata o meio ambiente.
Huperscience - Rafael Alves
Foi o que concluíram cientistas do Instituto Ambiental da Austrália, em Adelaide. Eles criaram duas classificações: uma para números relativos, em que foi feito um cálculo considerando as áreas naturais de um país e a porcentagem de danos causados. A outra, na qual o Brasil foi eleito o maior vilão, trata de números absolutos.
A pesquisa concluiu que, em linhas gerais, quanto mais rico é o país, maior é a sua agressão ao meio ambiente. Segundo o coordenador da pesquisa, eles sofreram uma decepção: “Esperávamos que um país rico pudesse diminuir seu impacto ambiental, já que teria acesso a tecnologias mais limpas, mas infelizmente isso não foi confirmado”.
Mas vamos lembrar de dois aspectos. O primeiro é que, de acordo com os pesquisadores, o estudo analisou os impactos ambientais exclusivamente, sem se preocupar com aspectos sócio-econômicos.
Outro fato é que o resultado da pesquisa é um conjunto de todos os quesitos. Assim, não significa que o Brasil seja o “campeão mundial” de agressão em todos eles. Sabe-se que em alguns, como o desmatamento, somos de fato os maiores destruidores, mas na emissão de carbono, por exemplo, há países que poluem mais do que nós. Confira a lista dos “dez mais” em ambos os quesitos:
Números absolutos
Números relativos
[Live Science]/PORTAL DO MEIO AMBIENTE
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Estou preocupado com a instalação das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) nos rios do estado de Mato Grosso.
ResponderExcluirA maioria dos rios da região sul desse citado estado tem implantadas essas tais PCHs (rio Correntes tem duas PCHs, rio Ponte de Pedra, rio São Lourenço e Rio Itiquira tem uma cada).
Agora o governo do estado de Mato Grosso tá fazendo lóbby junto a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para que outra empresa estrangeira implante também uma PCH no rio Das Garças (divisa entre MT e GO).
Fiz um artigo e publiquei ele nesse dia 15.05.10 no jornal A Tribuna de Rondonópolis-MT (site: www.atribunamt.com.br/) e tomei a liberdade de citar o Blog SOS Rios do Brasil como fonte dessa matéria "Brasil é apontado o maior destruidor ambiental no mundo". Isto porque uma dessas PCHs no ano de 2004 destruiu tanto o meio ambiente que foi multada em 10 milhões e até hoje responde processo criminal por crime ambiental, dentre outros crimes capitulados na lei estravagante brasileira.
Esse governador está substituindo o ex governador Blairo Maggi. Só acho que se o governador soubesse dos danos ambientais que essas PCHs trazem aos rios, talves ele mudaria de idéia e não mais faria lobby em favr dessas "pequenas" centrais hidrelétricas.
Peço que continuem a defender a nossa natureza.
Saulo Moraes