O Plano Decenal de Energia, elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), prevê a construção de mais 39 usinas hidrelétricas no país, para que seja possível atender à demanda do consumo, que crescerá 61% nos próximos dez anos. A maior parte destas usinas será construída na Amazônia, aumentando o debate ecológico.
Em 2010 o governo pretende leiloar 13 usinas. Mas a ampliação do debate ambiental deve se reforçar em 2011, com o leilão da usina de São Luiz do Tapajós, no Pará. Com uma potência equivalente as duas usinas do Rio Madeira, a hidrelétrica tende a ser a primeira a ser construída dentro do conceito "usina^la-taforma", novidade do governo que pretende reduzir os impactos, pois toda a obra seria feita sem o inchaço de cidades, com trabalhadores e materiais sendo transportados por helicópteros.
No total, a expansão hidrelétrica vai gerar uma expansão da potência instalada de 35.245 megawatts. Deste total, 21.847 megawatts já estão contratados em projetos com as usinas do Rio Madeira e Belo Monte. O governo prevê ainda a contratação de 12.175 megawatts de novas termelétricas. Entretanto, o presidente da EPE, Maurício Tolmasquim, prevê que as novas térmicas devem ser instaladas até 2013. Após este prazo, a idéia é ter um planejamento para incrementar apenas energias renováveis, como hidrelétricas e alternativas.
O plano indica que haverá uma explosão no consumo de álcool decorrente do aumento de veículos bicombustíveis no país. A expectativa é de um crescimento na produção de etanol em 132% até 2019, atingindo 64 bilhões de litros, em comparação com a atual produção de 27,5 bilhões de álcool. Por outro lado, a empresa prevê uma queda de 20% no consumo da gasolina nos próximos dez anos. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br