Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de maio de 2011

LUIZ ROESSLER, UM DOS PRIMEIROS DEFENSORES DOS RIOS DO BRASIL




Artigo publicado na edição nº 47 de Abril de 2011.
ROESSLER E A PROTEÇÃO DOS RIOS NO RIO GRANDE DO SUL

Elenita Malta Pereira [*1]


Atualmente, as questões ambientais são matéria de primeira ordem na cena planetária. Entre elas, ganha destaque a disponibilidade, o uso e a qualidade da água. Esses temas têm motivado importantes debates na maioria dos países, no entanto, não são preocupações novas; já faz tempo que a gestão da água potável inquieta a humanidade. No Brasil, mais especificamente no Rio Grande do Sul, na cidade de São Leopoldo, Henrique Luiz Roessler (1896-1963) foi um dos que trataram o assunto, em meados do século passado, a partir da observação direta dos rios do estado.

Roessler ocupou os cargos federais de Delegado Florestal (1939-54) e Fiscal de Caça e Pesca (1944-63), ambos vinculados ao Ministério da Agricultura, por meio dos quais exerceu a fiscalização das florestas, da caça e da pesca. Em 1955, fundou a primeira entidade de proteção ambiental do estado, a União Protetora da Natureza (UPN), quando deu início a uma campanha educativa para conscientizar a população sobre a importância de proteger os recursos naturais. Elaborou e distribuiu cartazes/panfletos e proferiu palestras sobre o assunto. Além disso, em fevereiro de 1957, Roessler passou a escrever para o jornal Correio do Povo[*2], onde publicou cerca de 300 crônicas sobre temáticas ambientais relevantes daquele contexto: o problema florestal (desmatamento, queimadas, reflorestamento), a caça ilegal, especialmente de passarinhos; os direitos dos animais; a noção de progresso; a poluição dos rios e a pesca, entre outros assuntos.

Neste artigo, meu objetivo é abordar a produção escrita, as palestras e os panfletos produzidos por Roessler sobre a proteção dos rios, a partir da perspectiva da história ambiental. Uma das linhas de pesquisa possíveis da história ambiental é o estudo de “percepções, valores éticos, leis, mitos e outras estruturas de significação [que] se tornam parte do diálogo de um indivíduo ou de um grupo com a natureza”[*3]

Trata-se de uma história da interação homem-natureza, manifestada através de discursos, ideias e percepções sobre o meio ambiente, elaborada pelos seres humanos ao longo do tempo. Aqui, busca-se apresentar as ideias e percepções de Roessler sobre a problemática das águas, no Rio Grande do Sul, em diferentes aspectos, como a poluição, a retificação de cursos, e, intimamente ligada aos rios, a pesca. Será possível verificar que muitos apontamentos de Roessler contêm elementos de educação ambiental e ainda fazem sentido, passados mais de cinquenta anos de sua formulação.









BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br