Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de maio de 2011

O DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA É MAIOR NOS MUNICÍPIOS DA BACIA DO RIO MADEIRA

Porto Velho, às margens do rio Madeira, surgiu na construção da ferrovia Madeira–Mamoré. Observa-se que não há mata ciliar nas suas margens.
- O Estado de S.Paulo
Na Amazônia, municípios ao redor do Madeira desmatam mais
Na Amazônia, seis dos dez municípios que mais sofreram desmatamentos em março estão localizados em torno das hidrelétricas do Rio Madeira. É o que mostram os dados do monitoramento via satélite realizado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). A ONG realiza um mapeamento paralelo ao do governo do desmate na Amazônia.
De acordo com o Sistema de Alerta de Desmatamentos (SAD), em março houve uma redução de 39% no desmatamento da Amazônia Legal, em relação a março de 2010. O satélite apontou 46 km² de desmatamento no período. 

A capital de Rondônia, Porto Velho, é o município que mais desmatou: 24,1 km². Além da capital rondonense, os municípios de Buritis, Nova Mamoré, Candeias do Jamari e Campo Novo de Rondônia estão num raio de até 300 km de onde estão sendo construídas as hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira. 

No total, em março de 2011 os Estados com maior área desmatada foram Rondônia, com 69%, e Mato Grosso, com 23%. O restante do desmatamento ocorreu no Acre (4%), Pará (2%) e Roraima (2%).

As florestas degradadas - parcialmente desmatadas ou que sofreram queimadas - somaram 299 km² em março de 2011. Em comparação com março de 2010, quando a degradação somou 220 km², houve aumento de 35%. A maioria (73%) dessa degradação ocorreu no Estado de Mato Grosso. Fonte: O Estado de SP







BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br