Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de maio de 2011

SOS BACIAS DO PARAÍBA DO SUL E RIO BRANDÃO - POPULAÇÃO DISCUTE SOLUÇÕES

RIO BRANDÃO - BAIRRO SESSENTA
Comissão  Ambiental  Sul amplia discussões  sobre meio ambiente em VR.

 No foco da Campanha da Fraternidade  - a Vida no Planeta, a Comissão Ambiental Sul-RJ, promoveu Plenária Pública no  dia 03/05, das 9:15 ás 11h, no Salão Principal da Cúria Diocesana em Volta Redonda, na pauta as questões ligadas ao meio ambiente. 


Para ilustrar, no o momento de formação, foi feito especial olhar à poluição no bairro a Volta Grande IV e adjacências. O evento foi aberto ao público e contou com participação destacadas de cerca de 100 estudantes do 3ª ano do ensino médio do Colégio Estadual Rio de Janeiro, juntamente com 3 educadores. 


Outros, 50 participantes representaram ONG’s ambientais, pastorais e movimentos sociais, sindicatos e instituições técnico - cientificas, mandatos de políticos, representantes da Comunidade Volta Grande 4, religiosos de matrizes afro, evangélicos, espíritas, diácono representado do Bispo D. João Messi, eainda representações dos colégios técnicos e universidades.  No primeiro momento do encontro. 


O Eng. Délio Guerra, da executiva da Comissão Ambiental apresentou os objetivos  do encontro  como sendo  oportunidade de troca de saberes e construção de políticas públicas que atentem para o cuidado com a vida de todos, e deu a palavra ao prof. Lucas Guimarães, biólogo que realizou um estudo de caso sobre os impactos sócioambientais provocado pelos resíduos siderúrgicos localizados no bairro Volta Grande 4 e vizinhança. 


O prof. Lucas informou  que  o conjunto habitacional foi aprovado em 1998 e que desde 2001 os moradores  da área  buscam uma  solução para o caso da poluição do solo e rachaduras nas casas. O caso é acompanhado pelo Ministério Público Estadual e Federal, desde então. 


O professor Guimarães conclamou a toda VR a participar da luta dos moradores - Luta deles é de todos, nós técnicos, em especial os jovens devemos colaborar nesta luta para resgatar o sonho de uma moradia digna, sem poluição no solo e do ar. A falta de cuidado foi dos gerentes públicos, ressaltou. 


Ao fim foi feita amplo debate e os representantes do bairro Volta Grande pediram apoio e informaram que até o final do mês o MPF e INEA darão uma posição sobre a retirada das células químicas que prejudicam o povo, bem como devem sinalizar  caminhos para ressarcimento dos danos, informou Carlos Renato. 


Outros assuntos:


 1. ‘Projeto Piloto Brandão’, o eng. João Thomaz apresentou os cenários socioambientais  levantados durante a Patrulha Ambiental, realizada no Rio Brandão no mês pp, e convocou  as representações  técnicas do SAAE-VR, IFRJ, UFF,UFRRJ, IFRJ, ICT e Colégio Estadual Rondônia  para a reunião de trabalho do, dia 5, ás 14:15 na Cúria Diocesana. Vamos planejar as próximas ações,disse.


2. Políticas Públicas implementadas em VR, o prof.  Deyvison Silvestre  fez uma síntese dos diferentes problemas do meio ambiente em VR, apontando graves problemas desde a falta de planejamento nas ações relacionadas a coleta seletiva e o lixão, a falta de articulações dos conselhos como CMDU, dentre outros tópicos.. 


Ao fim, definiu-se por levantar dados concretos da realidade e expor diretamente ao poder público. A coord. da comissão vai organizar uma visita técnica ao lixão, bem colo montar um relato das deficiências da SMMA. 


3.Sondagem  Sócioambiental, o  prof. Marcus Vinicius apresentou o resultado parcial da  pesquisa com 500 entrevistas -  grandes desafios  e questionamentos foram localizados na percepção da população. Foi sugerido que os resultados sejam apresentados na semana do meio ambiente..


4. Semana do Meio Ambiente, a partir dos debates foram sugeridos que a comissão articule ações que sinalizem para a participação popular nas ruas, aprofundamento técnico científicos ambiental,e cobrança direta aos  poderes públicos para que se construam políticas eficientes na recuperação e preservação do meio  a partir da participação popular. 


Três datas foram relacionadas para movimentação - no dias 3,4 e 7 de maio, respectivamente -mobilização de rua, painel de estudos e plenária ampla na Cúria, inclusive com a proposta apresentação do filme ‘HOME’ a ser cedido pela ONG SOS Mata Atlântica.zm


Fonte: José Maria da Silva - Secretário MEP
Este remetente é verificado pelo DomainKeys








BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br