Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de junho de 2011

EMPRESA RECEBE MULTA DE 15 MILHÕES POR POLUIR RIOS

Rios Amazonas e Tapajós em Santarém (PA)
(foto: Paraturismo)


Ibama pune empresa que poluiu rios no Pará


07/06/2011

Fonte: O Globo, O País, p. 15


Ibama pune empresa que poluiu rios no Pará Multa aplicada é de R$ 15 milhões Evandro Corrêa MARABÁ (PA). Agentes do Ibama multaram em R$ 15 milhões a empresa de Transportes Bertolini Ltda, acusada de poluir com cerca de mil litros de óleo os rios Tapajós e Amazonas no município de Santarém, no oeste do Pará, a 1.520 quilômetros de distância da capital, Belém.

A punição foi decidida na sexta-feira. O vazamento do combustível ocorreu em 31 de março durante uma operação de manutenção no empurrador E/M Bertolini XLII, de propriedade da empresa. Além de provocar danos ao meio ambiente, o acidente também levou a prejuízos à população ribeirinha da região por causa da contaminação da água e de peixes.

O óleo derramado, de acordo com laudo do Ibama, se espalhou por uma área de 378,7 hectares ao longo dos rios. Os danos ambientais atingiram tanto as margens direitas do Tapajós e Amazonas como a várzea e o Lago Maicá, considerado de preservação ambiental pelo Ministério do Meio Ambiente.

A pesca e o consumo de água das comunidades ribeirinhas de Bom Jardim e Murumurutuba também foram prejudicadas pela poluição.

O Ibama ainda considerou falho o Plano de Contingência e Emergência da empresa. Segundo o laudo que subsidiou a aplicação da multa, o "Relatório de Ações de Resposta a Vazamento de Óleo", por exemplo, era pobre em informações e não descrevia de forma detalhada os procedimentos a serem adotados em casos de acidente.

A Transportes Bertolini Ltda tem 20 dias para recorrer da autuação do Ibama. O Globo, 07/06/2011, O País, p. 15

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br