Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de junho de 2011

OS DESAFIOS DE BELO MONTE, SEGUNDO O PROF. GOLDEMBERG



Os desafios da Hidrelétrica de Belo Monte

02 de junho de 2011 

José Goldemberg - O Estado de S.Paulo
Entre todas as formas de energia, eletricidade é uma das mais convenientes: pode ser transmitida a longas distâncias e penetra em nossas residências ou fábricas por fios que atingem os locais mais inacessíveis, onde pode ser convertida em iluminação, acionar máquinas e equipamentos elétricos e eletrônicos.
O Brasil é bem dotado em recursos hídricos e gera mais de 80% da eletricidade em usinas hidrelétricas que têm todas as vantagens em relação às outras opções: é a mais barata, não poluente e, sobretudo, renovável. Pode funcionar por muitas décadas sem usar combustível, o que não é o caso das térmicas ou nucleares. Itaipu é um exemplo.
O problema é o futuro. Como expandir a produção de hidreletricidade?
A Empresa de Planejamento Energético (EPE) fez levantamentos de pelo menos 20 empreendimentos hidrelétricos em várias regiões do País, incluindo a Amazônia, com potência total de 32 milhões de quilowatts. Há cerca de 16 milhões de quilowatts disponíveis na Amazônia, além de Belo Monte.
Usinas hidrelétricas têm aspectos negativos com a inundação de áreas que afetam populações de ribeirinhos, além de induzir desmatamento em torno da usina. Em compensação, beneficiam até milhões de pessoas que vivem a grandes distâncias.
Esse é um aspecto do problema que os ambientalistas têm dificuldades em aceitar, mas deveriam reexaminar. Alagar 500 ou 1.000 quilômetros quadrados para fazer um reservatório pode parecer muito, mas é pequeno comparado ao desmatamento da Amazônia, que, mesmo reduzido, é ainda de pelo menos de 5 mil quilômetros quadrados por ano.
Esse é um problema desde que hidrelétricas começaram a ser construídas. Por essa razão, há cerca de dez anos, o Banco Mundial e a União Internacional para a Conservação da Natureza criaram a Comissão Mundial das Barragens para avaliar o "estado da arte" do licenciamento de novas hidrelétricas. Ela propôs critérios mais rígidos e enfatizou a necessidade de compensar os atingidos. De modo geral, esses critérios são adotados no Brasil e, na medida em que isso for feito, não há como se opor à sua construção.
DR. JOSÉ GOLDEMBERG
PROFESSOR DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO 
Fonte: O Estado de São Paulo



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br