Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de junho de 2011

PROGRAMA "MULHERES CONSTRUINDO AUTONOMIA EM S.B.CAMPO (SP) - DIA 11 JUNHO

Alunos do EJA desenvolvem aquecedor solar com garrafas pet, no Paraná


Mulheres montam o Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC) em São Bernardo do Campo

Energia alternativa gera renda e economia para as mulheres

Dia 11 de junho, a parceria da PMSBC com a sociedade civil inaugura uma proposta de ação inovadora que une defesa do meio ambiente, abertura de novo campo de trabalho para as mulheres e a economia de energia e de recursos financeiros das famílias.

A defesa do meio ambiente se dá pela produção de Aquecedores Solares a Baixo Custo (ASBC) que trabalha associado aos chuveiros e, assim, reduz o consumo de energia elétrica e colabora para a eficiência energética do sistema gerador brasileiro.

O novo campo de trabalho que se abre é por meio da capacitação de mulheres para produzirem e instalarem os aquecedores que deverão revolucionar a concepção da energia nas moradias, inserindo a população do município numa nova cultura de preservação do meio ambiente e da água do planeta.

O aquecedor solar de baixo custo, o ASBC, é 100% brasileiro e suas patentes estão liberadas desde sua consolidação. Desse modo, sendo uma tecnologia com código aberto, o ASBC se constitui como um “Linux” Solar. Seus componentes e peças são produzidos a partir de plásticos disponíveis no mercado da construção civil. O ASBC é uma tecnologia social que permite a efetivação do direito à energia solar e limpa com educação ambiental, eficiência energética e baixo custo.

A proposta de trabalho do dia será construir um ASBC no Centro de Formação Profissional “Padre Leo Comissari” para experimento e qualificação inicial das pessoas presentes e para a demonstração da viabilidade da tecnologia e da facilidade na construção e utilização.

A atividade solar conta com o apoio da Prefeitura de SBC, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania - SEDESC/Gerência de Políticas para Mulheres e Questões de Gênero e da Secretaria de Educação – SE/Seção de Educação de Jovens e Adultos, da Associação Sociedade do Sol, criadora do ASBC, em parceria com Coopersol, cooperativa sediada na Zona Leste de São Paulo, e do Centro de Formação Profissional "Padre Leo Commissari".

A perspectiva é que, num futuro próximo, este trabalho seja viabilizado na cidade de São Bernardo do Campo e Região Metropolitana de São Paulo pela articulação de diversos setores públicos e privados.

Serviço:

Data da instalação: Dia 11 de junho de 2011, sábado, das 09 as 16:00 hs, com a presença das participantes do curso de construção civil do Programa “Mulheres Construindo Autonomia em São Bernardo do Campo”, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania/ Gerência de Políticas para Mulheres e Questões de Gênero, do Departamento de Políticas Afirmativas.

Onde: Centro de Formação Profissional "Padre Leo Commissari".

Rua Padre Leo Commissari, nº 288.Jardim Silvina - São Bernardo do Campo - São Paulo – SP.

Tel. (11) 4127-0866 / (11) 4334-1142 . Email. padreleo@padreleo.org.br

Mais informações com:

Gustavo Cherubine: (11) 4336-7757

Arlete Bento: (11)4126-3764

LEIA MAIS:



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br