Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de junho de 2011

A SABESP PROSSEGUE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE NO VALE DO RIO PARAÍBA DO SUL (SP)



Semana do Meio Ambiente
Sabesp celebra Semana do Meio Ambiente e promove conscientização ambiental

Na Semana do Meio Ambiente, prossegue uma programação de  atividades estão sendo oferecidas e apoiadas pela Sabesp em sua área de atuação

Fiel aos princípios ambientais pilares da sua ação, a Sabesp, empresa que tem como atribuição planejar, construir e operar sistemas de água, esgotos e efluentes industriais, celebra o Dia do Meio Ambiente com os seus públicos e colaboradores, durante ações desenvolvidas neste mês de junho, por meio de uma série de iniciativas realizadas nas comunidades onde opera.

O cuidado com o meio ambiente é fundamental para a qualidade de vida da população e do planeta. Por essa razão a Sabesp segue rumo à universalização do saneamento investindo em programas que visam o correto destino do esgoto gerado pelas comunidades, livrando os corpos d’água da carga de poluição.
Na região do Vale do Paraíba, a Sabesp está implantando obras de despoluição da bacia do rio Paraíba do Sul e na região da Serra da Mantiqueira. Há obras em andamento nos municípios de São José dos Campos, Queluz, São Bento do Sapucaí, Guararema, entre outras.

São obras de despoluição que irão equacionar o destino correto dos esgotos gerados e universalizar o tratamento dos esgotos na região, contribuindo para a preservação da bacia do Paraíba do Sul e de outros mananciais na Serra da Mantiqueira.

Ao cumprir sua missão e preservar o meio ambiente, a Sabesp celebra o seu compromisso com a vida.

Conheça, a seguir, mais sobre a programação de eventos, realizados e apoiados pela Sabesp, em comemoração pela Semana do Meio Ambiente.

PROGRAMAÇÃO

São José dos Campos
8 de junho – das 8 às 19h
Apoio à Semana do Meio Ambiente promovida pela secretaria municipal de Meio Ambiente, com distribuição promocional de brindes ecológicos e exposição de banners educativos, alusivos à preservação do meio ambiente no município. São aguardadas 100 mil pessoas, no Parque Burle Marx.
Taubaté
Até o dia 10 de junho – das 8 às 16h
Sabesp realiza exposição de banners, cartazes e distribuição de folhetos-sementes nas áreas de atendimento ao público. Evento também será realizado em Redenção da Serra, São Luiz do Paraitinga, Lagoinha e Tremembé e tem o objetivo de disseminar informações sobre a sustentabilidade, a cerca de 1,5 mil clientes.
12 de junho – das 8 às 13h
Em parceria com a Igreja da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Sabesp participa a 11ª edição do SOS Rio Paraíba, na comunidade Nossa Senhora de Lourdes, no Jardim Mourisco, onde é aguarda a presença de cerca de 300 moradores.  
Pindamonhangaba
13 de junho - 8 às 11h
Empresa recepcionará 160 profissionais, integrantes das equipes da Promoção Social da prefeitura municipal, que irão conhecer os processos desenvolvidos nas estações.
Caçapava
10 de junho – das 10 às 11h
Palestra para 100 crianças e adolescentes, filhos de funcionários da Nestlé, que recebem o Projeto Água Viva e assistem uma apresentação sobre o sistema de tratamento de esgotos do município.
Roseira
14, 21  de junho – das 10 às 11h
Palestra para 100 crianças e adolescentes, filhos de funcionários da Nestlé, que recebem o Projeto Água Viva e assistem uma apresentação sobre o sistema de tratamento de esgotos do município.
Queluz
17 de junho – das 8h30 às 13h
A Sabesp apóia a prefeitura municipal, através da Diretoria Municipal de Meio Ambiente, que promove a II Parada Ambiental de Queluz e a Gincana da Reciclagem. A Sabesp realizará ações promocionais e informativas e fará o lançamento do Programa de Reciclagem de óleo de Fritura (PROL), no município. Cerca de mil pessoas deverão ser atendidas nessa ação de educação ambiental.

GUARAREMA: Investimentos em saneamento ampliarão o acesso da população aos serviços de água e de esgotos


Com solenidade oficial de lançamento, que contou com a participação do governador Geraldo Alckmin, na manhã da última sexta-feira (3/6), foram lançadas as obras de complementação do sistema de esgotamento sanitário de Guararema.  

Segundo Dilma Pena, diretora-presidente da Sabesp, os investimentos somam R$ 7,1 milhões e vão beneficiar diretamente mais de 26,5 mil pessoas.
"A universalização dos serviços em todas as cidades atendidas no Estado é a principal meta da Sabesp. Universalizar significa oferecer 100% de atendimento de água tratada, 100% de coleta e tratamento de esgoto, é o que chamamos na Sabesp de Município 300%", declarou a presidente.

A complementação das obras do Sistema de Esgotamento Sanitários no município inclui a instalação de mais de 7,4km de tubulações diversas, entre coletores-tronco, emissários e redes coletoras de esgotos, oito estações elevatórias, uma estação de tratamento de esgotos com capacidade de tratamento de 14,3 l/s e 469 ligações prediais de esgotos.
Serão beneficiadas as comunidades de Parateí, Nova Parateí, Jardim Dulce, Estância, Itapema, Valparaíba, Freguesia da Escada e Ipiranga.

Aumentar o índice de coleta dos esgotos de 56% para 75% e o índice de tratamento dos esgotos coletados de 61% para 100% no município
Quanto em operação a partir de junho de 2013, Guararema passará a contar a evolução de 56 para 75% dos esgotos coletados e de 61 para 100% de tratamento para os esgotos coletados.  

Além disso, a comunidade terá mais qualidade de vida e saúde para a população, e haverá mais preservação do meio ambiente, com a melhoria dos mananciais e da bacia do rio Paraíba do Sul.

Mais sobre Guararema (SP)
Guararema é operada pela Sabesp desde 1 de maio de 1976.  Atualmente o município é dotado de 9.717 ligações de água e esgotos, 117,0 km de redes de distribuição de água e 36,5 km de redes coletoras de esgotos.  

Recentemente, o município foi laureado com o primeiro lugar no Estado de São Paulo e oitavo lugar no Brasil no ranking de município com o melhor Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão (IRFS).
O IRFS é medido pela Confederação Nacional de Municípios desde 2002 e tem como base dados oficiais dos municípios em âmbito nacional.
Assessoria de Imprensa Sabesp
  
Claudete Mourão         
Telefone: (12) 3922-9197 
comunicacaorv@sabesp.com.br 



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br