Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de junho de 2011

SOMENTE 50% DAS CIDADES DO MUNDO DESENVOLVEM SISTEMAS DE DRENAGEM



C40: Aumento de enchentes leva a soluções criativas

O cenário é de cada vez mais eventos extremos por causa das mudanças climáticas, e mesmo assim apenas a metade das maiores cidades do mundo está desenvolvendo ou começando a desenvolver sistemas de drenagem. Nesta quinta-feira (2), na reunião da C40, encontro das maiores cidades do mundo no combater as mudanças climáticas, algumas delas apresentaram soluções criativas para evitar inundações.
Em Houston, nos Estados Unidos, aconteceu um dos raros casos em que moradores aceitam pagar impostos para um serviço que já deveria estar incluído na conta. São 60 dólares anuais para um fundo pré-pago para a drenagem da cidade.
“As enchentes têm sido agravadas nos últimos cinco anos em Houston. A quantidade de chuvas que temos hoje supera a capacidade de permeabilidade da cidade, já com muitas construções e pouca área verde”, disse Laura Spanjian, diretora de sustentabilidade da cidade.
Com o financiamento, houve um aumento significativo dos recursos para o programa de drenagem: “Teremos um programa de vários bilhões de dólares para os próximos 20 anos”. Laura afirmou que o dinheiro não será usado apenas para a construção de reservatórios, mas também para a implementação de áreas verdes que absorvam as águas das chuvas. Os moradores que colaborarem, com iniciativas como montar telhados impermeáveis em casa, obtêm desconto na taxa.
Em Rotterdam, na Holanda, a prefeitura está vendo que projetos para combater as enchentes podem se tornar em um grande negócio. É o caso das casas na região central da cidade, que contam com uma espécie de reservatório de água que estoca água das chuvas.
Outro projeto são as chamadas conexões azuis, vias aquática que servem tanto para armazenamento quanto transporte de água para áreas da cidade com falta do recurso, além de funcionar como área de lazer. Os riozinhos resultaram no aumento do preço dos imóveis das regiões onde estão. Um terceiro projeto, apresentado, é a praça da água, transforma um reservatório em área de lazer para os moradores. (Fonte: Maria Fernanda Ziegler/ Portal iG) - AMBIENTE BRASIL

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br