Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de junho de 2011

SOS ARROIO VIEIRA - RIO GRANDE (RS) - CRIADO O PARQUE URBANO DO ARROIO BOLAXA



RIO GRANDE (RS) CRIA O PARQUE URBANO DO BOLAXA

O Executivo Municipal acatou a recomendação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) no sentido de que seja criado um parque de uso público, de cunho socioambiental, em uma área de cinco hectares localizada junto à ERS-734, no bairro Bolaxa. 
Amanhã, às 10h, no prédio da Prefeitura, o prefeito Fábio Branco assinará o decreto municipal de criação do "Parque Urbano do Bolaxa para fins de conservação, educação ambiental e lazer no município de Rio Grande". A informação foi dada na tarde de ontem pela secretária municipal do Meio Ambiente, Mara Núbia Cezar de Oliveira. O teor do decreto será divulgado amanhã.
A implantação do parque é uma reivindicação da Associação dos Amigos do Arroio Vieira (Pró-Vieira) e da Associação Comunitária Amigos e Moradores do Bolaxa (Acambo), que foi encaminhada em setembro do ano passado ao Condema. 
O Conselho, após analisar e aprovar o projeto, fez a recomendação ao Executivo Municipal. A área sugerida para o parque público pertencia à Associação de Caridade Santa Casa de Rio Grande, mas foi permutada com outra, de mesmo tamanho, situada no bairro Cidade de Águeda.
O Condema recomendou a criação do parque público considerando vários fatores. Um deles é a importância ecológica do Arroio Bolaxa, cujas águas são classificadas como classe especial, que faz parte da Àrea de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa Verde. Outro, é a grande pressão de urbanização sobre os ecossistemas aquáticos do Município, em especial o Arroio Bolaxa. Também considerou, entre outros fatores, a necessidade de uma área pública para instalação da sede da APA da Lagoa Verde e que a área solicitada para o parque encontra-se dentro dos limites da APA. Fonte: Jornal Agora


Enviado por Ronaldo Costa - Coordenador-Executivio do  "Pró-Vieira ."


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Agradecemos o apoio do SosRiosdoBrasil nessa grande vitória aqui no município de Rio Grande, favor dos nossos "rios guris",como Mário Quintana chamava os arroios. A luta continua!!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br