Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de junho de 2011

SOS PARQUE NACIONAL DA SERRA DO GANDARELA (MG)

A Serra do Gandarela é hoje o maior aquífero com águas classe Especial e 1 na região metropolitana de Belo Horizonte


Apoio à proposta de criação da proposta do Parque Nacional da Serra do Gandarela (MG)


Prezadas e Prezados do Grupo FONASC CBH,


Estamos aqui batalhando para criar o Parque Nacional da Serra do Gandarela (em linha reta, a menos de 20 km de Belo Horizonte). A proposta inicial do parque, elaborada pelo ICMBio, pode ser acessada em http://www.sendspace.com/file/7k5mgm. E maiores informações estão no site aguasdogandarela.org.

Esta será a primeira Unidade de Conservação federal englobando a segunda maior área de Mata Atlântica de Minas Gerais (a primeira é o Parque Estadual do Rio Doce), associada a mosaico de ambientes de cerrado e campos de altitude (rupestres sobre cangas ferruginosas e sobre cangas quartzíticas).

Destacamos os campos rupestres sobre cangas ferruginosas - as maiores áreas contínuas de Minas Gerais e possivelmente do Brasil (40% desse eco-e-geossistema, na região que também estamos chamando de Quadrilátero Aquífero, foi destruído principalmente pela ação de mineradoras de ferro - e cerca de 80% do que restou está na linha de explosivos das mesmas).


Resta informar que a Serra do Gandarela é hoje o maior aquífero com águas classe Especial e 1 na região metropolitana de Belo Horizonte - com inúmeros córregos e complexos de cachoeiras maravilhosas, sítio paleoambiental, áreas de Mata Atlântica primária, e cerca de duas centenas de cavernas, além de ser uma ilha ambiental em área de interseção de várias cidades históricas e dos caminhos dos Diamantes e do Sabarabuçu (da Estrada Real).

Gostaríamos muito de contar com o apoio do SOS Mata Atlântica, da Rede da Mata Atlântica e de todas as organizações e movimentos sociais e ambientais que compõem esta lista, para a conquista deste Parque.

Eu aproveito para convidar a todos para conferirem a proposta e encaminharem ofícios e cartas de apoio à proposta de Parque, inclusive, porque uma campanha orquestrada por mineradoras e prefeitos submissos às mesmas começou a fazer o contrário, atemorizando comunidades, tentando desqualificar o projeto, em benefício dos interesses que já acabaram com 40% das áreas de cangas (e campos rupestres ferruginosos) da região conhecida como Quadrilátero Ferrífero (e Aquífero) de Minas Gerais.

Informo também que nenhuma comunidade tradicional habita o perímetro do parque e que brevemente as consultas públicas a serem iniciadas procurarão ajustar a proposta do mesmo de modo a não prejudicar atuações verdadeiramentesustentáveis.

Esse patrimônio é de todos!!!

Envie carta de apoio de sua entidade (acadêmica, sociedade civil ongs e associações, poder público, empresas) ou grupo que participa (de professores, alunos, caminhantes, bordadeiras, ecoturistas, artesãos, etc.), para o

Sr. Rômulo José Fernandes Mello

Presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/ICMBio

Caixa Postal 7993, CEP 70670350 - Brasília - DF - Brasil

nos envie e-mail (movimentogandarela@gmail.com)

FONTE: FONASC - CBH


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br