Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

9 de julho de 2011

JORNALISTA ANA LUCIA AZEVEDO LEVA O 31º PRÊMIO JOSÉ REIS

Em sua 31ª edição, premiação escolhe Ana Lucia Azevedo, editora do jornal O Globo. Cerimônia de entrega será durante Reunião Anual da SBPC, em Goiânia (foto: ABC)

Prêmio José Reis anuncia vencedor

07/07/2011
Agência FAPESP – A jornalista Ana Lucia Azevedo, do jornalO Globo, é ganhadora do 31º Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica.
Concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) – nesta edição na categoria Jornalismo Científico –, o prêmio será entregue no dia 10 de julho, durante a abertura da 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Goiânia (GO).
Além de R$ 20 mil, a jornalista receberá um troféu, passagem aérea e hospedagem para participar da solenidade. A comissão julgadora, presidida por Carlos Alberto Vogt, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), analisou as 32 inscrições, observando a qualificação, experiência e trajetória profissional; relevância da produção; contribuição para a divulgação científica, tecnológica e inovação; e a visão crítica e analítica sobre as políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação (CT&I).
Em seu parecer, a comissão considerou que, por sua experiência na divulgação da CT&I em veículo da grande imprensa nacional, Azevedo tem contribuído para levar as pesquisas de centenas de cientistas a milhões de pessoas.
Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense e mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Azevedo é editora de Ciência, Meio Ambiente, História e Saúde. Tem mais de 20 anos de experiência e mais de mil reportagens publicadas sobre temas ligados à ciência em jornal diário. Escreveu e editou cadernos, séries e livros sobre meio ambiente, arqueologia, biotecnologia, física e história, entre outros.
Azevedo também recebeu diversos prêmios da mídia nacional e estrangeira, entre eles o Prêmio Esso de Jornalismo, categoria de informação científica, ambiental e tecnológica, em 2002. Também criou a primeira seção dedicada exclusivamente à história em um jornal diário brasileiro, em 2007.
O prêmio é uma homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis, falecido em 2002, aos 94 anos de idade. É concedido anualmente em sistema de rodízio a três categorias: Divulgação Científica e Tecnológica; Jornalismo Científico; e Instituição ou Veículo de Comunicação.
A categoria Jornalismo Científico é destinada ao jornalista profissional que tenha se destacado na difusão da Ciência e da Tecnologia nos meios de comunicação de massa.
Mais informações: www.cnpq.br 

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br