Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de julho de 2011

SOS RIO SALITRE (BA) - ESQUECIDOS E ABANDONADOS OS SALITREIROS PROTESTAM JOGANDO LAMA DO RIO


Manifestantes da Bacia do Rio Salitre quebram potes e fazem leitura de manifesto


Plenária dos Dez anos do Comitê de Bacia do 

Rio São Francisco



SALITREIROS QUEBRAM POTES COM LAMA DO RIO, 


NA PLENÁRIA DOS 10 ANOS DE CBHSF EM PETROLINA‏



Ainda continua válida a citação feita por Jesus quando queriam dilapidar a mulher adúltera. Ele fala pra multidão: "aquele que estiver sem pecado, que atire a primeira pedra". Conta os narradores que de imediato  as pessoas que tinham mais posses, que tinham o poder na mão, os que tinham uma idade mais elevada e consequentemente tiveram condições de "pecar mais" foram as que primeiro saíram.

Bem, assim aconteceu na abertura da PLENÁRIA dos 10 anos do CBH São Francisco. A Plenária teve a sua abertura no dia 07 e teve continuidade até o dia 10 com uma VISITA TÉCNICA à Barragem de Sobradinho. 

Mas, voltando às palavras de Jesus, quem correu primeiro com o susto da QUEBRA DOS POTES com a lama do rio Salitre, foi o nosso Secretário de Meio Ambiente Dr. Eugênio Spengller, que só retornou ao auditório após todos os participantes da mesa ocuparem os seus lugares (foto). 

Será que o Dr. Eugênio achava que os Salitreiros iam jogar a lama do rio Salitre nos seus pés? Fique calmo Dr. Eugênio, tem um provérbio aqui no Salitre que nós somos passarinhos e você e seu governo são passarão, e com certeza já temos 05 anos sem nenhuma ação efetiva de revitalização em nossa Bacia, e faltam apenas 03 anos e alguns meses para vocês passarem e continuarmos a nossa luta pelo Salitre.

Na PLENÁRIA o Ministério da Integração, juntamente com o Estado da Bahia, assinaram um convênio no valor de 32 milhões de reais pela rubrica da Revitalização, para ser aplicado na Bacia do São Francisco. Você conhece algum plano da SEMA para o Salitre?

Várias notas em blogs e jornais de Petrolina-PE e Juazeiro-BA ocuparam seus espaços para falar da Plenária e das Reivindicações dos Salitreiros.

O negócio foi tão sério que no dia 08, dia seguinte a manifestação dos Salitreiros, povos da selva dos estados de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Bahia e Minas tiveram que dançar o TORÉ para fazer uma limpeza no ambiente. Você vai ver no vídeo.Fonte: Almacks Luiz Silva - Pres. CBH Salitre


VÍDEO DO EVENTO E PROTESTO DOS SALITREIROS













Almacks Luiz Silva
Presidente do CBH Salitre
Membro titular 2010/2012
Bel em Gestão Ambiental pela Universidade Norte do Paraná
Extensão em Gestão Participativa de Bacias Hidrográficas pela UFAL - Universidade Federal de Alagoas e UFS - Universidade Federal de Sergipe
Telefone  +55(74)9115-9831




BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br