Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de setembro de 2011

EM DISCUSSÃO: SUSTENTABILIDADE NA VISÃO DAS EMPRESAS



REFLEXÕES QUE VALE A PENA CONHECER...



MP 458/09, Rio Tietê, Conceição do Mato D'entro/MG, Deslizamentos e mortes em RJ, SP, SC, PR, BA, SE, Código Ambiental de SC, PNMC x Pré-Sal, COOPERJ, Sepetiba e o Porto Açu, Babitonga e o Porto Mar Azul, Ilhéus e o Porto Sul, Santos e a Embraport, São Sebastião e o Pré-Sal, Destruição dos Castanhais na Ilha de Parintins/AM, Diminuição dos Parques Nacionais e Estaduais para atividades de mineração e produção de usinas hidroelétricas, BR 319 na Amazônia, mudança nas Legislações Ambientais, transposição do São Francisco, usinas nucleares, Belo Monte, Jirau, Santo Antonio, Paiquerê, Tijuco Alto, Diesel S-2000, Lei das Cavernas, Lei das Restingas, Gasoduto Coari-Porto Velho, GT/CONAMA para os Topos de Morro, BR 101 no litoral paranaense, BR 116 em São Paulo , usinas à carvão mineral na Amazônia, destruição da Chapada Diamantina, PCH's pipocando Brasil afora, Rodoanel/SP, ZEE da Baixada Santista, municipalização das licenças ambientais, monocultura florestal nos Pampas e nas divisas do País, maquiagens na lista vermelha de fauna e flora, bombeamento do Rio Tiete para a Billings (flotação), destruição de 1080 hectares de manguezais em Saupe/PE, lixo radioativo sem regulamentação....

Acha pouco? Saiba que isto acima é apenas uma pequena parte do que o nosso Governo conseguiu nestes ultimos anos. Tem muito mais... Mas quer saber o que é pior do que isto?

É grande parte do povo brasileiro que não reage, não luta contra nada disto... 
ISTO É O PIOR DE TUDO!!!

Are you in Heaven or in Hell my friend???

Daniel Kurupira 
ibiosfera.org.br
Nós não vamos resolver os problemas, vejam os dados abaixo e reflitam com que estamos lidando.
Nós fazemos nossa parte por questão de consciência, por altruísmo, por entendimento, por ética, por idealismo, por amor, por .....
Uma grande parte lutam contra por ignorância, pela falta de conhecimento, pela ganância, pelo poder, pelo egoísmo, pelo ....
O problema vem se instalando há séculos e reconhecemos esse há apenas algumas décadas.
Vejam o tamanho do problema e vejam se em sã consciência conseguiremos reduzir os impactos.
O foco dos problemas ambientais são: o crescimento populacional e a economia, nessa ordem.
Vamos aos dados do eminente economista Angus Maddison e do Dr. em demografia José Eustáquio Diniz Alvez.
Comparemos os dados entre o ano 1 da era cristã até 1.820 , (início da revolução industrial, mais de 18 séculos), com os primeiros 14 anos do início do 3º milênio, (de 2.000 até 2.014).
- Ano 1; a população era de 225,8 milhões, em 1.820 era de 1,041 bilhão, um aumento de 815,8 milhões. O PIB era U$105,4 bilhões e passou para U$ 693,5 bilhões.
O PIB per capita era U$ 467/ano e passou para U$ 666 em 1.820. Houve uma variação de 42,6% em 1.820 anos.
- Em 2.000 a população era 6,122 bilhões, em 2.014 será de 7,207, um aumento de 1,084 bilhões em 14 anos. O PIB era de 42 trilhões de dólares e deve chegar a 72 trilhões de dólares, isto é um aumento de 70% em 14 anos, o PIB per capita era de 6,9 mil dólares/ano em 2.000 e deve chegar a 9,9, um aumento de 44,5% em 14 anos. Por mais que a crise econômica se aprofunde, o crescimento econômico das duas primeiras décadas será maior que os 1.820 anos.
Ou seja; a população aumentou 1,041 bilhão em 14 anos contra 815,8 milhões em 1.820 anos.
Se somarmos o PIB dos 1.820 anos teremos 654 trilhões, usando o mesmo raciocínio em 14 anos somamos 829 trilhões de dólares, ou seja a quantidade de bens e serviços que o mundo produziu em 14 anos, foi bem maior que em 1.820 anos.
Imaginem todo impacto de uma década e meia na produção econômica em termos de utilização da terra, uso da água, na mineração, na poluição, na geração de esgoto, no acumulo de lixo, de resíduos sólidos e na emissão de toneladas de carbono e gases de efeito estufa.
Não é preciso muito esforço para entender o que as atividades antropogênicas fez e esta fazendo com a biodiversidade do planeta, certo?

Esse é o tamanho do monstro que estamos falando, que tem 7 bilhões de bocas e 7 bilhões de ânus, tem 14 bilhões de mãos e continua crescendo e vem sendo alimentado nestes últimos 200 anos e cada vez com mais fome, basta ver o aumento da renda per capita que é a capacidade de cada vez consumir mais. Nossa amiga Lígia falou da Pollyanna, muito bom ser otimista, nada contra, mas a progressão da destruição é geométrica e da construção é aritmética, a realidade mostra isso não precisamos de números para comprovar.

Isso deve servir para entender do tamanho do problema que enfrentamos, da incapacidade em resolvermos, dos pequenos ou “grandes” gestos que servem para alívio da consciência, das discussões certas ou erradas, dos resultados pífios e de toda as ações que podem ajudar, mas não resolverão.

Vamos fazendo nossa parte, que serve mais para nossa consolação... faço minha parte, o que estamos fazendo é aprendendo a ter educação ambiental , é como que cada um de nós jogássemos uma gota de água limpa no rio de lama.

No meu entender somente a tecnologia ou uma hecatombe que possa mexer com mais de um bilhão de pessoas ao mesmo tempo, poderá iniciar de fato uma mudança.

Boa reflexão, fiquem bem – Edgaia 
Edgar d Moreno <edgard_giglio@yahoo.com.br>
casaterra@yahoogrupos.com.br
------------------------------------------------------------------------------

huahuehue

Mete bronca Edgar d!

Eu posso não resolver nada, mas vou morrer tentando...

huahua
Kurupira
Daniel Kurupira 
ibiosfera.org.br
----------------------------------------------------------------------


Todos nós vamos morrer tentando, tentando, tentando...

Estive um mês isolado (bom para refletir) e observei (conclui) que o ser humano é insustentável, (esse tema fará parte de um livro) pois nos divorciamos da teia da sustentabilidade e criamos a nossa. Só resolveremos o problema do planeta quando agirmos tal qual a natureza age, ou seja, coletivamente, nós somos pontuais e pessoais na maioria de nossas ações.

Quando chove ela (a chuva) envolve tudo, penetra em tudo, quando venta, o ar também penetra e envolve tudo, os raios solares também penetram em tudo e a terra esta em tudo, estes 4 elementos quando agem traz vida, a natureza age coletivamente; o ser humano age pontualmente, quando agimos coletivamente, “ganhamos”, como a explosão de uma bomba atômica, o uso de agrotóxico em milhares de quilômetros de terra, ou a emissão de GEE que permeia todo o planeta a contaminação de bilhões de litros de água, o lixo, os esgotos. Eis aí a questão; temos que usar essa ação coletiva para construir e não destruir, estamos aprendendo, não sei se dará tempo de chegar lá, pois uma PA não alcança uma PG, mas vamos tentando, tentando, tentando...

Edgaia

casaterra@yahoogrupos.com.br


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br