Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de setembro de 2011

PROJETO MANEJO E GESTÃO AMBIENTAL DA AQUICULTURA - EMBRAPA JAGUARIUNA (SP)


(foto: Fazenda Experimental Apta, Monte Alegre do Sul, SP - crédito: Marcos Losekann)


Embrapa adota sistema de gestão ambiental em estabelecimento rural aquícola



Embrapa adota sistema de gestão ambiental em estabelecimento rural aquícola - APOIA-novo rural
14.9.2011

Em 25 de agosto de 2011 foi realizada análise de sustentabilidade da fazenda experimental do Polo Regional do Leste Paulista da APTA (Agência Paulista de Tecnologia de Agronegócios) em Monte Alegre do Sul, SP. O objetivo foi avaliar um conjunto de indicadores para servir de base para a verificação da adoção de Boas Práticas de Manejo (BPMs) para a aquicultura. A análise foi realizada por pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) em conjunto com os pesquisadores da APTA.

Esse trabalho teve como principio a necessidade premente de desenvolver e validar metodologias que tornem possível o estudo dos impactos socioambientais e também que possam vir a contribuir para o desenvolvimento e adoção de BPMs para a aquicultura. Nesse sentido, o Sistema de Avaliação Ponderada de Impacto Ambiental de Atividades Rurais (APOIA-NovoRural) irá conter um módulo complementar específico (APOIA-Aquicultura) como instrumento de gestão para o setor.

Júlio Queiroz, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente e coordenador do Componente ‘Manejo e gestão ambiental da aquicultura’ do Projeto Aquabrasil da Embrapa e do Ministério da Pesca e da Aquicultura (MPA), acredita que é muito importante esse estudo pois irá ajudar a melhorar a produtividade e a sustentabilidade desses sistemas de produção.
Conforme Queiroz, será feita uma adequação do APOIA NovoRural para a aquicultura. “O sistema terá um módulo específico para avaliar o manejo da produção aquícola de modo a identificar e propor um conjunto de BPMs para esse setor”, enfatiza. A sua aplicação indicará os pontos críticos para correção do manejo produtivo, bem como os aspectos favoráveis das atividades, contribuindo para o desenvolvimento local sustentável. O novo módulo será disponibilizado aos interessados por meio de dias de campo, oficinas de trabalho e manuais de BPMs.
APOIA-NovoRural consiste de um conjunto de planilhas eletrônicas que integram 62 indicadores do desempenho ambiental da atividade, agrupados em cinco dimensões no âmbito de um estabelecimento rural: ecologia da paisagem, qualidade dos compartimentos ambientais (atmosfera, água e solo), valores socioculturais, valores econômicos e gestão e administração.
Foi observado que nos estabelecimentos dedicados a pesque-pague, a recomposição da paisagem e dos habitats naturais, assim como melhores condições de gestão e administração do estabelecimento, são as principais medidas a serem adotadas para melhoria do desempenho ambiental da atividade.

Queiroz destaca que o módulo integrado de BPMs para a aquicultura está sendo concluído e tem como coordenador o pesquisador Geraldo Stachetti Rodrigues da Embrapa Meio Ambiente, um dos idealizadores do APOIA. Durante a oficina de trabalho em Monte Alegre do Sultambém foi discutida a estratégia de coleta para proceder à análise ambiental e de indicadores para gestão ambiental.


Enviado pela colaboradora:


Cristina Tordin (foto)
Jornalista, MTB 28499
Embrapa Meio Ambiente


Veja Também:

Embrapa estuda gestão ambiental na Barra do Rio Mamanguape (Ciência Hoje)


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br