Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de novembro de 2012

EM SOROCABA, 40 MIL PESSOAS SEM ÁGUA POR UMA SEMANA: ESQUECERAM DE ABRIR A VÁLVULA DA ETA...





06/11/2012 

Falha humana deixa 40 mil pessoas sem água

Saae vai apurar porque válvula de estação de tratamento estava fechada; zona norte sofreu uma semanaTATIANE PATRON
tatiane.patron@bomdiasorocaba.com.br
O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Sorocaba vai abrir sindicância para descobrir porque a válvula de controle de pressão da água da ETA (Estação de Tratamento de Água) do Cerrado ficou 75% fechada por oito dias, deixando 40 mil pessoas desabastecidas  na zona norte.

O diretor-geral da autarquia, Geraldo Caiuby, concedeu entrevista coletiva, na tarde desta segunda-feira (5), alegando que devia satisfações à população sorocabana e disparou: “A manobra da válvula é feita manualmente. O problema foi falha humana”.

Os servidores do Saae que trabalham diretamente na ETA devem esclarecer o motivo do fechamento da válvula, já que ela tem de   ficar aberta por 24 horas.

Para que problemas semelhantes não ocorram novamente, a autarquia vai tomar providências. “A inspeção das válvulas será feita três vezes ao dia”, afirma o diretor-geral.
Problema/ Moradores dos bairros e adjacências do Vitória Régia, Herbert de Souza e Paineiras, todos localizados na  zona norte, ficaram sem água entre  24 de outubro e 1° de novembro. No início da análise técnica, o Saae acreditava que o desabastecimento era por causa dos  dias quentes, quando  há o aumento  do consumo.

Em seguida, desconfiaram que o problema poderia ser outro, já que a capacidade de água estava normal. Então, toda a extensão da rede  foi analisada, entre o ETA do Cerrado e o Centro de Distribuição do Vitória Regia.

O ETA tem sete bombas e válvulas que controlam a vazão de água. A manutenção é feita de forma manual.
DistribuiçãoO município conta com duas Estações de Tratamento de Água.
A unidade do Cerrado atende 95% da população, enquanto a do Éden fornece 5% de água.
CapacidadeA estação do Cerrado tem capacidade para dois mil litros de água por segundo. Volume consumido de forma instantânea pela população. Enquanto a do Éden, produz 200 litros por segundo. Fonte: Rede Bom Dia




BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br