Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de novembro de 2012

INICIADA A "OPERAÇÃO CHUVA" PELA DEFESA CIVIL DE PARAÍBA DO SUL (RJ) PARA EVITAR ALAGAMENTOS




A Defesa Civil de Paraíba do Sul vem  monitorando áreas de risco no município



A Defesa Civil de Paraíba do Sul iniciou nesta semana o plano Operação Chuva. O plano visa priorizar as áreas de risco através de monitoramentos no município. 

Nesta época a bacia do Rio Paraíba do Sul tende a aumentar seu nível, devido as fortes chuvas de verão, no entanto os monitoramentos estão sendo realizados no rio através da vazão das represas localizadas à montantes, mais precisamente a barreira de Santa Cecília. 

Os moradores das áreas ribeirinhas estão sendo alertados pelos agentes da Defesa Civil a não jogar lixos e detritos que podem agir como fatores primordiais para inundações e proliferações de doenças tais como a leptospirose.

As encostas são fatores importantes a serem conservados pelos moradores quanto ao lançamento de lixos, pois podem contribuir também para deslizamentos que podem culminar em desabamentos de residências e consequentes perdas de vidas. Além dos alagamentos, que merecem uma observação preventiva, pois os lixos depositados nas calçadas e outros locais próximos a galerias podem causar entupimentos nas chamadas “bocas de lobo”.

A Defesa Civil de Paraíba do Sul está atenta e preparada quanto aos desastres naturais que podem ocorrer no município, portanto a colaboração da população é importante quanto às prevenções, para que possa enfrentar os eventos adversos de maneira organizada. Por tanto a Defesa Civil está oferecendo todo o suporte necessário à população no que se refere a salvaguardar vidas.

O Coordenador da Defesa Civil do município, Jerri Adriani, pede à população que tenha o máximo de atenção quanto às construções sem acompanhamento de um profissional da área, por conta de cortes irregulares nos taludes, os quais podem contribuir para deslizamentos de terra colocando em risco a vida dos moradores e também de vizinhos próximos. "Peço à população que nos ajude tornando-se parceiros desta coordenadoria contribuindo com a prevenção orientada” - frisou o coordenador.
Notícia enviada por SECOM em 05/11/2012

FAÇA NA SUA COMUNIDADE,  COMO EM PARAÍBA DO SUL:

"DIGA NÃO ÀS ENCHENTES


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br