Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de novembro de 2012

IMPACTOS AMBIENTAIS DE BELO MONTE SERÃO MONITORADOS


Vista aérea do Rio Xingu. Foto: Cristino Martins / arquivo Agência Pará

Idesp vai monitorar impactos ambientais da usina de Belo Monte no Pará

O órgão será responsável por avaliar e monitorar a execução dos condicionantes ambientais da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.



BELÉM – Representantes do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp) estarão em Altamira, no próximo dia 22, para efetivar o contrato de avaliação e monitoramento das condicionantes ambientais da Usina Hidrelétrica (UHE) de Belo Monte. As ações são definidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a liberação das licenças necessárias à construção da hidrelétrica.
O Idesp foi aprovado para desenvolver o trabalho após submeter projeto e se qualificar para o Edital 2012 do Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável da Região de Integração do Xingu (PDRS).
No último dia 1°, a presidente do Instituto, Adelina Braglia, três diretores e o coordenador do projeto, professor Gilberto Rocha, participaram de reunião em Brasília com a presença de representantes da Câmara Técnica de Monitoramento (CTM), com a finalidade de acertar as recomendações para fechamento do contrato.
Avaliação dos projetos
Entre os objetivos específicos do projeto proposto pelo Idesp, destaca-se ageração de indicadores econômicos, sociais e ambientais da Região de Integração do Xingu. Além do acompanhamento e monitoramento dos efeitos de coesão das condicionantes, dos programas e projetos do Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável da Região de Integração do Xingu (PDRS) usados para o desenvolvimento regional. A produção de dados técnicos resultam em acompanhar/monitorar a avaliação da execução das condicionantes, dos programas e projetos de desenvolvimento regional.
As ações programadas no Plano de Trabalho serão divulgadas no próximo dia 13 de novembro, a partir das 8h30, durante o evento de lançamento do link oficial do Observatório Belo Monte, projeto que vem sendo discutido desde 2011, como parte fas ações coordenadas pela Diretoria de Estudos e Pesquisas Ambientais do Idesp, e é meta prevista no PPA. Fonte:  http://www.portalamazonia.com.br

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br