Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de maio de 2013

LIVRO ANALISA 83 RIOS FRONTEIRIÇOS E TRANSFRONTEIRIÇOS DO BRASIL


Publicação debate a gestão dos recursos hídricos e fronteiras

06/05/2013 17:55 - Portal Brasil
A obra é um dos primeiros estudos sobre o tema e irá subsidiar a criação da Política Nacional de Recursos Hídricos
Recursos Hídricos do BrasilAmpliar
  • Recursos Hídricos do Brasil
A Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) lançou, nesta segunda-feira (6), a publicação Água e Desenvolvimento Sustentável: Recursos Hídricos Fronteiriços e Transfronteiriços do Brasil. Este é o primeiro exemplar da Série Estudos Estratégicos e foi elaborado com o objetivo de contribuir para a sistematização de informações, reunindo políticas, leis e tratados sobre o tema.
A publicação reúne informações sobre as políticas públicas e a legislação brasileira para a gestão dos recursos hídricos transfronteiriços, além dos tratados correlatos ratificados pelo Brasil no âmbito da América do Sul.
“No Brasil, concentra-se uma das maiores disponibilidades hídricas do mundo: cerca de 12% da água doce de todo o planeta”, afirma Pérsio Davison, subsecretário de desenvolvimento sustentável da SAE. “É natural que tenham nascido e se firmado no País um conjunto de leis e instituições avançadas e participativas, visando o gerenciamento dos recursos hídricos, além de uma ampla gama de tratados bilaterais e regionais sobre a questão”, completa.
A temática transfronteiriça torna-se vital, no contexto brasileiro, quando se analisa que, além dos milhares de quilômetros de fronteiras terrestres e divisas com dez outras nações, cerca de 60% do território nacional estão inseridos em bacias hidrográficas que se estendem pelos territórios de países vizinhos e reúnem 83 rios fronteiriços ou transfronteiriços.
O livro busca refletir sobre os desafios e oportunidades que o tema traz para o Brasil. O trabalho é fruto de uma ação colaborativa entre a SAE e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com apoio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (SRHU/MMA) e da Agência Nacional de Águas (ANA).

Fonte:


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br