Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de maio de 2013

PLANTADORES DAS ÁREAS DE VÁRZEA DO RIO AMAZONAS USAM CANTEIROS SUSPENSOS

ribeirinhos plantam sobre estacas para fornecer verduras à população - Vídeo G1-Globo.com



Agricultores usam alternativas para 



produzir durante cheia de rio no AM


Rio Amazonas cobre plantações na área de várzea em períodos de cheia.
Canteiro suspenso sobre estacas de madeira é uma das saídas.

Do Globo Rural

O Rio Amazonas cobriu plantações na área de várzea. Todos os anos, a região alaga, independentemente do tamanho da cheia. Por isso, os agricultores precisam se preparar.
Como não há terra para plantar, alguns agricultores usam o balcão, como são chamados os canteiros suspensos sobre estacas de madeira, para cultivar salsinha e cebolinha, por exemplo, que irão abastecer mercados da cidade e garantem renda na época em que a água invadiu o quintal.
Para cuidar da plantação suspensa, a agricultora Socorro Carvalho precisa se equilibrar nas pontes improvisadas sobre a água do rio Amazonas, que agora corre dentro do terreno, para tomar conta da terra que conseguiu salvar. "Porque se não tiver ela, como é que a gente vai sobreviver? Fica difícil. A gente cuida muito bem dela”, diz.
A cheia também traz desafios para os criadores de gado. Toda área de pasto de uma das propriedades da região foi invadida pelo Rio Amazonas. O gado já foi levado para a terra firme, área onde nunca alaga, para que os bois não morram afogados, nem de fome.
O curral da fazenda do criador Manoel da Silva está vazio. "É um período de três a quatro meses na terra firme e aqui são seis meses. Todo ano o gado vai e vem. Esse é o serviço do criador do Amazonas", diz.
Até a água baixar, em julho, as galinhas ficam confinadas em uma espécie de galinheiro flutuante sobre toras de madeira. Liberdade mesmo só para os patos que nadam no Rio Amazonas.
Clique e veja o interessante vídeo do G1- Globo.com

LEIA TAMBÉM:


13 municípios do Amazonas estão em situação de emergência devido à cheia


Sucuri com mais de quatro metros é encontrada em quintal de casa, no AM

Tamanduá é resgatado por moradores de Apuí, no Amazonas



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br