Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de maio de 2013

Inaugurada a nova passarela estaiada sobre o Rio Piracicaba

Foto: Del Rodrigues/ Gazeta de Piracicaba

Inauguração da nova passarela que liga a avenida Beira Rio ao Engenho Central.

Onze luminárias e mais 28 projetores de luzes verdes deram uma beleza toda especial à obra.
A iluminação da passarela é composta por lâmpadas LED que são 50% mais econômicas se comparadas às convencionais. É uma lâmpada que dura em média 50 mil horas contra 20 mil horas das demais, segundo informou o engenheiro de eletricidade da obra, Rodrigo Lericchio Neia.

As luminárias compreendem 11 postes sobre a passarela. Os projetores ficarão nas bordas da passarela com a luz verde em harmonia com a mata ciliar a água. Os projetores são modelos RGB que permitem a mudança de cores das luzes. No caso da passarela, esses projetores poderão iluminar com luzes azuis, amarelas, vermelhas ou rosas. Tanto a iluminação dos postinhos quanto a dos projetores são ligadas ou desativadas por meio de um software, isto é, programado para acender em um horário e apagar nos primeiros raios de sol. Uma verdadeira economia para os cofres públicos.

"É uma iluminação que aumenta a segurança, consumo energético econômico e enaltece o projeto arquitetônico", explicou o engenheiro. Nos testes desta quarta, uma das preocupações era o de eliminar as sombras nos 150 m de passarela.

O secretário de Obras, Arthur Ribeiro, demonstrou satisfação com o conceito da iluminação LED e dos projetores com luz verde. Lembrou que a passarela de concreto precisa de menos manutenção se comparada à ponte pênsil. A manutenção da pênsil terá um custo estimado de R$ 200 mil no próximo semestre, segundo Arthur.

Basicamente, a passarela, a cada período, receberá impermeabilização de concreto e o tencionamento dos cabos.

"A passarela já estará pronta para o acesso à Festa das Nações", lembrou o secretário. A festa começa na próxima quarta-feira (15). Arthur disse ainda que a obra teve pouco impacto na arborização das margens do Piracicaba. "Preservamos o máximo de árvores", disse.

Engenharia

A obra usou 833m³ de concreto, 104 toneladas de aço CA-50 A e mais 9.600 kg de aço 190RB (cordoalhas). Os 16 estais de cada lado, totalizando 32, são os responsáveis pela passarela se autossustentar. "Estou muito orgulhoso por trabalhar em uma obra para o turismo", disse o ajudante geral Lucivalto Gomes Galvão.

José Ricardo Ferreira | ricardo.ferreira@gazetadepiracicaba.com.br
Foto: Del Rodrigues

http://paulista.ig.com.br/

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br