Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de maio de 2013

SOS RIO SESMARIA - FORMOSO/SÃO JOSÉ DO BARREIRO (SP)



O belo Rios Sesmaria percorrendo pastagens das fazendas 

LF Cesar

Percorri hoje o Rio Sesmaria desde Formoso, em São José do Barreiro, onde o rio também se chama Formoso. De lá para cá, desde o início da Estrada da Limeira, a primeira visão foi impactante. Diversos carros, caminhões, tendas e funcionários da empresa que faz a manutenção do oleoduto formavam a frente de trabalho responsável pela limpeza da área.

Ao parar para as primeiras fotos fiquei impregnado com o forte cheiro do óleo diesel e então notei muitos funcionários utilizando máscaras. Confesso que me lembrei de um desses filmes catástrofe.
  
A estrada acompanha o rio, quase totalmente cercado por pastagens. O gado parecia impassível. Em outros pontos, bem mais abaixo do local de vazamento, ainda se podia ver manchas de óleo e sentir seu cheiro.

No remanso conhecido por “prainha” e em outros pontos foram instaladas barreiras de contenção e de absorção. O material absorvente já utilizado estava recolhido em grandes sacos plásticos para posterior reaproveitamento do óleo.

O acidente atinge o rio mais degradado de Resende, mas afeta com maior intensidade os moradores de municípios que captam água do Rio Paraíba abaixo da cidade, como Porto Real e Barra Mansa, que chegaram a interromper o abastecimento de água. Neste momento chegam noticias sobre Barra do Piraí e que o total derramado foi de 49 mil litros 

Segundo a empresa que opera o sistema, tudo começou com a tentativa de roubo de óleo no trecho paulista, mas a alta pressão do material expulsou os próprios ladrões, que na fuga teriam deixado suas ferramentas pelo caminho. 

Justamente hoje participei de dois eventos relacionados: Uma reunião do Programa de Educação Ambiental do Gasoduto Campinas-Rio e um curso de artesanato em palha de bananeira, parte do projeto Recuperação Ambiental da Bacia do Rio Sesmaria.

No momento, o urgente esta sendo feito na busca de remediar os danos. Transpetro, Inea e Amar estão trabalhando. Em seguida é preciso aplicar a lei e punir os responsáveis pela contaminação. A médio e longo prazos é fundamental recuperar a bacia, o que inclui sanear, combater a erosão, reflorestar e prevenir para que tais acidentes não voltem a ocorrer.


LUIZ FELIPE CESAR - Diretor na Ong Crescente Fértil
O Felipe é diretor na ONG Crescente Fértil
http://crescentefertil.org.br/index1.htm

e coordenador do Projeto Sesmaria
http://crescentefertil.org.br/projetoriosesmaria/site/ | 




BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br