Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de agosto de 2013

BOLETIM ÁGUA Nº 71 - AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS - ANA


Rio Araguaia (TO) ? Rui Faquini / Banco de Imagens ANA
Rio Madeira (RO) - Rui Faquini / Banco de Imagens ANAPI, MT e RO aderem ao Pacto Nacional pela Gestão das Águas
Em julho, Piauí, Mato Grosso e Rondônia se juntaram a Paraíba, Acre, Mato Grosso do Sul, Alagoas e Paraná como estados participantes do Pacto Nacional pela Gestão das Águas, iniciativa da ANA que busca apoiar a implementação do modelo brasileiro de governança das águas.
Rio Espinharas (PB) - Zig Koch / Banco de Imagens ANAParaíba Aprova Quadro de Metas do Pacto das Águas
A Paraíba é o primeiro estado a aprovar o quadro de metas do Programa de Consolidação do Pacto Nacional de Gestão das Águas (Progestão). Em 17 de julho, o Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH) do estado aprovou as metas de gestão de recursos hídricos com as quais a Paraíba se compromete a cumprir.
Hidrelétrica de Xingó (AL) - Zig Koch / Banco de Imagens ANAReunião avalia redução da vazão mínima defluente de reservatórios no São Francisco
A ANA recebeu, em 4 de julho, a primeira reunião de avaliação mensal sobre a situação a jusante (rio abaixo) dos reservatórios de Sobradinho e Xingó, devido à redução temporária da vazão de 1300m³/s para 1100m³/s.
Marcelo Mazzola / Banco de Imagens ANAEncontro discute águas subterrâneas da Amazônia
Em Manaus (AM), entre 24 e 26 de julho, aconteceu o encontro técnico Cenário Atual do Conhecimento das Águas Subterrâneas nos Aquíferos Sedimentares da Região Amazônica. O evento abordou a situação das águas subterrâneas nas províncias hidrogeológicas Amazonas e Orinoco, que abrangem Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.
Ação acontece na sede da ANA (foto) e seus demais prédios - Raylton Alves / Banco de Imagens ANAProjeto da ANA está entre os mais sustentáveis do País
O Projeto Servidor Consciente Preserva o Meio Ambiente, da ANA, foi selecionado para integrar o Ranking 2013 do 11º Benchmarking Brasil, programa de fomento à sustentabilidade e que reconhece os detentores das melhores práticas socioambientais do País. A iniciativa da Agência está entre as 30 melhores práticas do Brasil no tema da sustentabilidade.
ANA implanta novo modelo de cercados para estações
A partir de julho, a ANA passou a adotar um sistema modular totalmente metálico para cercar suas estações fluviométricas (que monitoram rios) e pluviométricas (chuvas). A medida permitirá mais agilidade na montagem de estações de monitoramento e as deixará mais protegidas.
Mais de dez mil pessoas já seguem a ANA no Twitter
Em 24 de julho, o número de seguidores do perfil da ANA no Twitter (@anagovbr) passou de 10 mil. No microblog a instituição publica diferentes tipos de conteúdos, entre os quais: notícias sobre recursos hídricos, dicas de uso racional da água, glossário com termos do setor e cursos gratuitos sobre recursos hídricos.
ANA lança ferramenta para monitorar qualidade de envio de dados telemétricos
A Agência Nacional de Águas desenvolveu uma ferramenta que permite identificar falhas no envio dos dados das estações telemétricas, via satélite ou por sinal de celular, para a Sala de Situação da ANA. Com isso, há uma maior continuidade no envio dos dados, o que beneficia setores, como navegação e pesca.
Técnicos de países de língua portuguesa têm aulas de Sistema de Informação para Recursos Hídricos
Entre 22 e 27 de julho, representantes de países de língua portuguesa participaram do curso “Sistemas de Informação Aplicados a Recursos Hídricos” em Foz de Iguaçu (PR). A capacitação foi promovida pela ANA, com o apoio do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br