Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de fevereiro de 2011

TRAGÉDIAS: O OBJETIVO DEVE SER ELIMINAR O RISCO







 Fotos de diversas tragédias na última década

TRAGÉDIAS: O OBJETIVO DEVE SER ELIMINAR O RISCO

*Geólogo Álvaro Rodrigues dos Santos (O Geólogo do Fantástico)

Ao dar atenção prioritária, por verbo e verbas, aos sistemas de alerta pluviométrico, governantes dos três níveis revelam um perigoso desvio do que deveria ser o foco estratégico principal dos programas voltados a evitar tragédias geológicas como as que têm ocorrido desde há muito em nossas cidades serranas. 

Os sistemas de alerta sobre a iminência de chuvas intensas, incluindo indispensavelmente o treinamento da população, são necessários. Porém, se esse for o foco principal das ações de governo por certo estará revelando a adoção de uma estratégia de administração do risco, uma temerária acomodação frente ao que é essencial: reassentar os moradores de áreas de alto e muito alto risco em áreas seguras e implementar, com base nas Cartas Geotécnicas, uma rígida regulação técnica da expansão urbana, não permitindo de forma alguma a ocupação de áreas geologicamente impróprias para tanto.

Um parêntesis, internacionalmente o riscos geológico e geotécnico é classificados em quatro categorias, segundo seu grau de periculosidade: baixo, médio, alto e muito alto. 

Da mesma forma, não cabe também de forma alguma a alternativa de se manter a população em áreas de alto e muito alto risco com base em obras de engenharia nas encostas. Esse seria um enorme erro técnico de abordagem do problema e consumiria todos os recursos disponíveis sem gerar resultados confiáveis e abrangentes. Ainda que aqueles que adoram tirar vantagem de desgraças defendam essa insanidade geotécnica e financeira. A consolidação geotécnica de encostas só faz sentido em áreas de baixo e médio grau de risco.

Para atender as necessidades de reassentamento de famílias e de sua própria expansão urbana, nossas cidades serranas, frente à natural escassez de áreas geologicamente para tanto apropriadas, devem agir criativa e ousadamente. Duas alternativas devem desde já ser estimuladas: a intensa verticalização de áreas geologicamente apropriadas e a procura, com base em Cartas Geotécnicas, de boas áreas dentro do território municipal, ainda que externas ao atual perímetro urbano. 

Nessas boas áreas deverão ser projetados novos bairros, mas então de forma correta desde seu início, ou seja, modelares planos urbanísticos e com Códigos de Obra especificamente elaborados para as condições do meio físico local.

Nascerão dessa iniciativa a Nova Teresópolis, a Nova Nova Friburgo, a Nova Campos do Jordão..., que por sua beleza e segurança tornar-se-ão monumentos à inteligência e ousadia de suas populações.

*Geól. Álvaro Rodrigues dos Santos (santosalvaro@uol.com.br)
  • Ex-Diretor de Planejamento e Gestão do IPT e Ex-Diretor da Divisão de Geologia
  • Autor dos livros “Geologia de Engenharia: Conceitos, Método e Prática”, “A Grande Barreira da Serra do Mar”, “Cubatão” e “Diálogos Geológicos”
  • Consultor em Geologia de Engenharia, Geotecnia e Meio Ambiente


Matéria enviada pelo autor, nosso colaborador e consultor voluntário de assuntos geológicos

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br