Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de fevereiro de 2011

CANTINHO LITERÁRIO: "A MARAVILHOSA EXPERIÊNCIA NA PRAIA"





Encante-se!
Ana Echevenguá
Oito horas da manhã de sábado. Caminhava na praia, incomodada com as nuvens escuras que – sem aviso prévio - trocaram o sol pela chuva.
Chuva fina, morna; mas era chuva.
Lembrei que os jornais falaram de sol no final de semana. E, mais uma vez, previsão errada!
Entre os banhistas que caminhavam na beira do mar, vi um senhor empurrando uma cadeira de rodas na qual estava um jovem sorridente. Ou filho ou neto? Não sei. Pararam e o senhor ajudou o menino a sair da cadeira e dar alguns passos... caminharam uns dez metros juntos. Pararam. E retornaram à cadeira de rodas.
Apesar da dificuldade de locomoção, o jovem mantinha o sorriso no rosto; e parecia maravilhado pelo contato dos pés no chão. Era sorriso de festa!
Segurei o choro diante da cena. Lembrei-me de um texto de Marcia de Luca - “Um mundo encantado”1 - onde ela começa dizendo que “enxergar os pequenos milagres do cotidiano é gerar saúde e felicidade”. E dá uma dica preciosa:
“No seu cotidiano, comece a prestar atenção nos detalhes maravilhosos à sua volta. E encante-se. Ao escolher se encantar, você começa aos poucos a mudar sua postura perante a vida. Imediatamente, tudo se transforma ao seu redor, tudo se suaviza. E fica mais fácil viver!”
Aqueles dois homens na praia eram motivo de encantamento.
A chuva fina que nos molhava também.
O fato de eu poder ir e vir – sozinha - com meus próprios pés, mais ainda!  
Estamos em constante aprendizado... E, talvez, a lição que extraí desse episódio útil a você.
Experimente encantar-se. Segundo Marcia De Luca, “você gravará em suas células o hábito do encantamento e da felicidade, até que ele se torne natural e espontâneo. Seu corpo agradece pela saúde que você gera em si mesmo.”
1 – Revista Gol, fevereiro/2011.
Ana Echevenguá, advogada, presidente do Instituto Eco&Ação e da Academia Livre das Águas, e-mail: ana@ecoeacao.com.br, website: http://www.ecoeacao.com.br.
Ana Echevenguá - advogada ambientalista - OAB/SC 17.413
ana@ecoeacao.com.br
Instituto Eco&Ação - www.ecoeacao.com.br
(48) 91343713 (vivo)
Florianópolis - SC.
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Encantada!
    Belíssimo texto onde o cotidiano sem luxo, sem exageros e, essencialmente com o olhar humanista, observador, aquele que vê com amor e, sendo assim, gera saúde, sabedoria, ensinamentos.Salve a consciência do olhar!Viva a simplicidade do SER!
    Graça Campos
    Artista plástica, poetisa e professora.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br