Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de setembro de 2008

ESGOTOS DO PARANÁ VÃO PRODUZIR ENERGIA ELÉTRICA

A bela Londrina, a terceira maior cidade do sul do país
ETEs da Sanepar vão transformar gás metano em energia elétrica

As Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) de Londrina e de Cambé vão contar com um sistema de produção de energia elétrica a partir do gás metano gerado no processo de tratamento. Isso faz parte da política de energias renováveis da Sanepar.

Para implantar o projeto, a Sanepar fará um estudo de viabilidade que levará em conta o consumo de energia elétrica e o potencial gerador de gás metano nas ETEs Caçadores, em Cambé, e Norte e Sul, em Londrina. O sistema, já em operação como projeto-piloto na ETE Ouro Verde em Foz do Iguaçu, diminui os custos de energia elétrica, reduz o lançamento de gás metano no meio ambiente e possibilita a participação da Sanepar no mercado de créditos de carbono.

A diretora de Meio Ambiente e Ação Social, Maria Arlete Rosa, informou que o estudo irá verificar também a possibilidade de geração de energia elétrica a partir de microturbinas em quedas de lançamento de efluentes nos pontos de grandes desníveis nas ETEs.“São formas de gerar energia no próprio sistema. No setor de saneamento, a Sanepar é pioneira no País ao implantar a plataforma de energias renováveis”, ressalta Maria Arlete.

A empresa opera atualmente 199 Estações de Tratamento de Esgoto com processo anaeróbio, cujo subproduto é o metano. O gás metano é 21 vezes mais danoso ao meio ambiente do que o gás carbônico, com relação ao efeito-estufa. Em pequenos sistemas produtores de suinocultura do Paraná já utilizam biogás obtido a partir de dejetos animais para gerar energia elétrica.

Com a Resolução da Aneel nº 1.482, de 29 de julho de 2008, a Copel está autorizada a comprar o excedente da energia gerada nessas propriedades. A energia elétrica hoje é o maior custo da Sanepar, que é a maior cliente da Copel: o sistema de água responde por 93% do consumo, 6%, o sistema de esgoto e 1%, a área administrativa. “Este é mais um fator que reforça a importância de pensarmos soluções de energia renovável”, diz Maria ArleteEm Foz do Iguaçu, o sistema de geração de energia conta com tecnologia que em breve permitirá a entrada da energia da Sanepar na rede da Copel.
A Copel participou do desenvolvimento de um painel para fazer a estabilização da energia produzida. Se ligue na Rede!Outra ação da Sanepar para melhorar a eficiência do processo de tratamento de esgoto e da geração de energia é reforçar o programa Viva a Natureza.

Se Ligue na Rede!, que visa a conscientizar a população para o uso correto da rede de esgoto, diminuindo o passivo ambiental. Ligações irregulares de água da chuva na rede coletora de esgoto interferem diretamente no processo de tratamento e prejudicam a produção do gás metano.

O diretor de Operações, Wilson Barion, ressalta que a política de investimentos está atualmente voltada para a expansão do serviço de coleta e tratamento de esgoto nas pequenas cidades e nas periferias dos grandes centros.

Ele destacou o desafio de tornar esses empreendimentos viáveis. “Os investimentos em saneamento são altos e por isso é fundamental que haja a adesão dos moradores à rede coletora”, diz. Segundo ele, no primeiro semestre deste ano a Sanepar registrou 60 mil novas ligações, sendo que mais de 50% desse volume foi efetivado após vistorias e o recadastramento de cada imóvel. (Veja neste blog matéria sobre o Projeto "Se Liga na Rede")

Até 2010, mais de 90% da população de Londrina terá acesso à rede coletora de esgoto. O trabalho de vistorias e educação socioambiental do Se Ligue na Rede! está concentrado em Londrina na Bacia do Cabrinha, num trabalho de recuperação em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Esse trabalho deverá se repetir nas outras 74 microbacias de Londrina. A Prefeitura é quem pode exigir a regularização das ligações e é a responsável pela drenagem urbana. Fontes: Sanepar/Aguaonline
UMA EXCELENTE IDÉIA QUE PODE SER APROVEITADA EM OUTROS ESTADOS!
PARABÉNS AO PARANÁ PELA INICIATIVA E PELO PIONEIRISMO AO PRODUZIR ENERGIA ELÉTRICA A PARTIR DO GÁS METADO GERADO NO TRATAMENTO DE ESGOTOS! PARABÉNS EQUIPE DE ENERGIAS RENOVÁVEIS DO SANEPAR!
(Prof. Jarmuth Andrade - Instituto SOS Rios do Brasil)

2 comentários:

  1. Obvio ululante! Otima materia, so nao sei porque nao começamos antes com este tipo de projeto, e porque outros estados não estão copiando com mais rapidez... a nossa lentidão vai nos custar caro.

    Parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  2. Juliano Lopes da Silva16 junho, 2010 21:27

    Pena que ficou só na palavra, pelo menos para nós moradores de Cambé. Moro e trabalho bem proximo da ETE Caçadores, e o mau cheiro é grande, é tanto gás que sai da estação que poderia produzir muita energia. Estão ocorrendo obras no local, mas nao parece de implantação do sistema. São apenas melhorias na canalização.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br