Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

9 de setembro de 2008

ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE COMUNICAÇÃO E SUSTENTABILIDADE


Jornalistas vão debater sustentabilidade em São Paulo

09/09/2008 - Envolverde
Durante três dias profissionais de comunicação de toda a América Latina vão conversar com especialistas sobre as novas pautas da sustentabilidade em três vertentes temáticas: Amazônia, Água e Energia.

A construção das novas pautas da sustentabilidade, baseadas em paradigmas de desenvolvimento sustentável, onde a responsabilidade social e o baixo impacto ambiental são incorporados como valores próximos ao desempenho econômico das atividades empresariais.

Não há como trabalhar os processos de sustentabilidade na sociedade sem o comprometimento dos profissionais de comunicação, estejam eles ligados à mídia ou às assessorias de imprensa”, diz o jornalista Dal Marcondes, diretor de redação da Envolverde, que desde 1995 trabalha com jornalismo ambiental e focado em desenvolvimento sustentável.

Para os jornalistas que estão nas mídias é fundamental o apoio dos profissionais de assessoria de imprensa para que tenham acesso às informações sobre empresas, governo e ONGs. Sem este suporte é impossível conseguir boas informações (a não ser, é claro, quando se trata de jornalismo investigativo).

Existe um novo tipo de relação surgindo entre empresas e mídias, não aquela carregada de suspeitas de lado a lado, mas outra, que mostra que muitas organizações estão trabalhando em processos de “melhores práticas” em sua atuação, o que se reflete em maior comprometimento socioambiental.

A melhor maneira para um profissional de comunicação saber se uma empresa está realmente investindo em uma atuação sustentável ou simplesmente fazendo o que os especialistas chamam de “greenwashing”, é buscar informações sobre o que é sustentabilidade e como abordar o tema em todas as pautas.

O Encontro Latino-Americano de Comunicação e Sustentabilidade, que está sendo organizado pela Envolverde, dias 16, 17 e 18 de outubro, tem como objetivo criar um espaço de diálogo onde jornalistas que atuam a mais tempo com pautas relacionadas ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável, especialistas e profissionais de comunicação em geral, que têm em seu dia-a-dia a missão de estabelecer um fluxo de informações entre empresas, governos o ONGs e os veículos de comunicação.

Entre os nomes já confirmados estão:
Dal Marcondes - diretor de redação da Revista Digital Envolverde;
João Meirelles – diretor do Instituto Peabiru;
Ricardo Voltolini – Diretor da revista Idéia Socioambiental;
Joaquin Costanzo – diretor da agência IPS para a América Latina e do Projeto Terramérica; Luciano Martins Costa – Editor do Observatório da Imprensa;
Vilmar Berna – editor da Revista e Portal do Meio Ambiente e ganhador do Prêmio Global 500, da ONU;
Rogério Ruschel – jornalista e publicitário especialista em marketing socioambiental;
Beatriz Bulhões – do CEBDS;
Flávia Moraes – executiva e consultora especialista em gestão empresarial da sustentabilidade;
Peter Milko – Diretor da revista Horizonte Geográfico;
Fátima Cardoso – jornalista e editora da Envolverde;
Pedro Jacob – Professor universitário e especialista em recursos hídricos;
Andréa de Lima – ex-gerente de comunicação do Instituto Ethos;
Fabio Feldmann – Ex-secretário Paulista de Meio Ambiente e atual presidente do Fórum Paulista de Mudanças Climática e Biodiversidade;
Homero Santos — consultor em sustentabilidade e SER;
Luiz Fernando Neri – Gerente de Sustentabilidade da Petrobras;
Paulina Chamorro – Rádio Eldorado, entre outros.
Ao todo serão quase 40 palestrantes e moderadores nos três dias do evento.

Serviço:
Encontro Latino-Americano de Comunicação e Sustentabilidade

Dias 16, 17 e 18 de outubro de 2008

Hotel Jaraguá - São Paulo - SP – Brasil

Rua Martins Fontes 71 - Bela Vista

Informações e Inscrições: Hot site - http://institutoenvolverde.blogspot.com/

Realização - Instituto Envolverde - Tel 55 11 3796-8066 - instituto@envolverde.org.br
(Agência Envolverde)

© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída. Desenvolvido por AW4 Tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br