
Excesso de alga nas raias olímpicas de Quingdao, onde foram realizadas as regatas do iatismo durante os Jogos Olímpicos quase inviabilizaram as provas
Alga altera água de 4 milhões em SP
Fenômeno foi causado pelo período com pouca chuva e pelo despejo de esgoto, mas não prejudica o consumo
19/09/2008 - Eduardo Reina
Lavar as mãos, tomar banho, beber água ou um simples cafezinho virou um tormento para quase 4 milhões de moradores das regiões sul e leste de São Paulo.
O arquiteto Fábio de Paula percebeu há alguns dias alteração no sabor e no cheiro da água que sai das torneiras de seu apartamento, na Bela Vista. “Achei que passaria logo, mas não. No escritório também havia o problema”, explicou. O arquiteto trabalha na Alameda Joaquim Eugênio de Lima, a poucos quarteirões de sua casa, na região da Avenida Paulista.
O desconforto é recorrente.
Basta chegar à época de estiagem e as algas proliferam “por causa do excesso de nutrientes nas águas” - ou melhor, esgoto. Em abril de 2004, situação semelhante ocorreu no abastecimento da Avenida Paulista e em parte da zona leste.
Atualmente, o problema está localizado na Represa do Guarapiranga, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), e não há prazo para que seja eliminado.
A alga é uma cianobactéria, que libera uma toxina chamada geosmina.
Algas e plantas na superfície da represa Guarapiranga

No caso da Guarapiranga, informa a Sabesp, o nome correto é metilisoborneol, apelidada de MIB. É do tamanho de um minúsculo grão de areia e não faz mal à saúde. A água é segura para consumo. “O cheiro e o sabor aparecem após o tratamento dado com aplicação de carvão ativado em pó e permanganato de potássio”, explicou o gerente da Unidade de Tratamento de Água da companhia, Márcio Savoia.
“Queria saber por que essa água tem gosto”, afirmou o vendedor José Ricardo Freitas, que trabalha na Rua Almirante Marques Leão, na Bela Vista. “É muito ruim. Você lava o copo e continua esse cheiro acre. Até o café perdeu a graça.”De acordo com a Sabesp, a região da Bela Vista foi afetada porque houve um remanejamento entre os sistemas de abastecimento da capital paulista: a região recebeu água do Sistema Guarapiranga, enquanto Paulista e adjacências são abastecidas pelo Sistema Cantareira. “Esclarecemos, no entanto, que essa água, apesar de diferente, não traz riscos à saúde da população.
É importante que se ressalte isso, pois tomamos todos os cuidados para garantir que o produto seja sanitariamente seguro para o consumo humano, cumprindo todas as leis e tendo até mesmo certificados de laboratórios de análise com padrões ISO de qualidade”, informou a empresa, por meio de nota oficial. Fonte: Manchetes Socioambientais-ISA

Represa de Guarapiranga com favelas e bairros na margem. (Foto Iatã Canabrava)
Sabesp nega descontos aos clientes
A Sabesp não dará desconto nas contas de água dos consumidores afetados pelo surto de algas nem vai suspender a cobrança enquanto o problema não for solucionado.
De acordo com o Departamento Comercial da Sabesp, o problema está no desconforto no consumo, mas a água continua própria para ingestão.
Não existe nenhuma operação a ser realizada para diminuir o cheiro e o sabor fortes da água. Responsável pela Estação de Tratamento da Represa do Guarapiranga, Angelino Aniello Saullo disse que não há mais nada a ser feito. "Não existe necessidade de novo tratamento.
A água está segura para o consumo. Não recomendamos nenhuma etapa adicional de tratamento em casa. Se isso for feito, poderá quebrar a presença do cloro", explicou - Fonte: OESP, 19/9, Metrópole, p.C3.
É mentira para salvar a pele dos diretores. A água com cheiro dá dor de garganta, tosse, tonteira.
ResponderExcluirVão culpar o ar seco, mas tb não é de todo verdadeiro; a água contaminada com algas e outras toxinas, além de fezes das favelas e condomínios em volta da represa a torna não potável. ESTÃO VENDENDO ESGOTO A PREÇO DE OURO.
Please move me if this is the wrong category to post to. Hey everyone my name is Andy. My likes are buy stuff I like [url=http://clicknbank2011.wordpress.com/2010/12/30/new-click-n-bank-reviews-launching-januaray-2011/] click n bank[/url]. I'll be reading more at sosriosdobrasil.blogspot.com
ResponderExcluir