Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de setembro de 2008

O PROBLEMA DAS ALGAS NA ÁGUA DE CONSUMO

Excesso de alga nas raias olímpicas de Quingdao, onde foram realizadas as regatas do iatismo durante os Jogos Olímpicos quase inviabilizaram as provas

Alga altera água de 4 milhões em SP
Fenômeno foi causado pelo período com pouca chuva e pelo despejo de esgoto, mas não prejudica o consumo

19/09/2008 - Eduardo Reina
Lavar as mãos, tomar banho, beber água ou um simples cafezinho virou um tormento para quase 4 milhões de moradores das regiões sul e leste de São Paulo.

O arquiteto Fábio de Paula percebeu há alguns dias alteração no sabor e no cheiro da água que sai das torneiras de seu apartamento, na Bela Vista. “Achei que passaria logo, mas não. No escritório também havia o problema”, explicou. O arquiteto trabalha na Alameda Joaquim Eugênio de Lima, a poucos quarteirões de sua casa, na região da Avenida Paulista.

O desconforto é recorrente.

Basta chegar à época de estiagem e as algas proliferam “por causa do excesso de nutrientes nas águas” - ou melhor, esgoto. Em abril de 2004, situação semelhante ocorreu no abastecimento da Avenida Paulista e em parte da zona leste.
Atualmente, o problema está localizado na Represa do Guarapiranga, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), e não há prazo para que seja eliminado.
A alga é uma cianobactéria, que libera uma toxina chamada geosmina.

Algas e plantas na superfície da represa Guarapiranga
No caso da Guarapiranga, informa a Sabesp, o nome correto é metilisoborneol, apelidada de MIB. É do tamanho de um minúsculo grão de areia e não faz mal à saúde. A água é segura para consumo. “O cheiro e o sabor aparecem após o tratamento dado com aplicação de carvão ativado em pó e permanganato de potássio”, explicou o gerente da Unidade de Tratamento de Água da companhia, Márcio Savoia.

“Queria saber por que essa água tem gosto”, afirmou o vendedor José Ricardo Freitas, que trabalha na Rua Almirante Marques Leão, na Bela Vista. “É muito ruim. Você lava o copo e continua esse cheiro acre. Até o café perdeu a graça.”De acordo com a Sabesp, a região da Bela Vista foi afetada porque houve um remanejamento entre os sistemas de abastecimento da capital paulista: a região recebeu água do Sistema Guarapiranga, enquanto Paulista e adjacências são abastecidas pelo Sistema Cantareira. “Esclarecemos, no entanto, que essa água, apesar de diferente, não traz riscos à saúde da população.

É importante que se ressalte isso, pois tomamos todos os cuidados para garantir que o produto seja sanitariamente seguro para o consumo humano, cumprindo todas as leis e tendo até mesmo certificados de laboratórios de análise com padrões ISO de qualidade”, informou a empresa, por meio de nota oficial. Fonte: Manchetes Socioambientais-ISA
Represa de Guarapiranga com favelas e bairros na margem. (Foto Iatã Canabrava)

Sabesp nega descontos aos clientes

A Sabesp não dará desconto nas contas de água dos consumidores afetados pelo surto de algas nem vai suspender a cobrança enquanto o problema não for solucionado.
De acordo com o Departamento Comercial da Sabesp, o problema está no desconforto no consumo, mas a água continua própria para ingestão.

Não existe nenhuma operação a ser realizada para diminuir o cheiro e o sabor fortes da água. Responsável pela Estação de Tratamento da Represa do Guarapiranga, Angelino Aniello Saullo disse que não há mais nada a ser feito. "Não existe necessidade de novo tratamento.

A água está segura para o consumo. Não recomendamos nenhuma etapa adicional de tratamento em casa. Se isso for feito, poderá quebrar a presença do cloro", explicou - Fonte: OESP, 19/9, Metrópole, p.C3.

2 comentários:

  1. É mentira para salvar a pele dos diretores. A água com cheiro dá dor de garganta, tosse, tonteira.
    Vão culpar o ar seco, mas tb não é de todo verdadeiro; a água contaminada com algas e outras toxinas, além de fezes das favelas e condomínios em volta da represa a torna não potável. ESTÃO VENDENDO ESGOTO A PREÇO DE OURO.

    ResponderExcluir
  2. Please move me if this is the wrong category to post to. Hey everyone my name is Andy. My likes are buy stuff I like [url=http://clicknbank2011.wordpress.com/2010/12/30/new-click-n-bank-reviews-launching-januaray-2011/] click n bank[/url]. I'll be reading more at sosriosdobrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br