Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de setembro de 2008

LIMPANDO NOSSAS ÁGUAS, PRAIAS E OCEANO (XV) - 2008

Praia de Salvador - Bahia

Norsa/Coca-Cola apóia Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

· Em Salvador será realizada a coleta de lixo submerso com o apoio de mergulhadores profissionais;

· Iniciativa contará com a participação de 1 mil voluntários, entre eles funcionários da Norsa/Coca-Cola.

· A meta deste ano é recolher cerca de três toneladas de resíduos;

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, evento internacional criado em 1986 e realizado anualmente para promover a conscientização e melhorar a qualidade ambiental, acontecerá no próximo sábado, dia 20/09.

Fabricante dos produtos da marca Coca-Cola nos Estados da Bahia, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, a Norsa/Coca-Cola formará equipes de coleta em todas as capitais onde a empresa atua com a participação de cerca de mil voluntários. Em 2007 a iniciativa recolheu mais de 2,5 toneladas de lixo somente área de atuação da empresa.

Entre os diferenciais deste ano, está a coleta de lixo submerso em Salvador (Praia Porto da Barra). A cidade será uma das únicas no país a realizar esta atividade, que terá o apoio de mergulhadores do Núcleo de Estudo com Mergulho Científico. Além da capital baiana, Fortaleza, Teresina e Natal também serão contempladas pela ação.

Em todos os locais, para coletar o lixo pesar e classificar por itens (recicláveis e não-recicláveis), os voluntários receberão sacolas plásticas biodegradáveis, luvas plásticas, camisa, um formulário e lápis. A meta deste ano é atingir a quantia de três toneladas de lixo recolhido, volume 20% maior que o arrecadado em 2007. Para isso, os voluntários participarão de oficinas sobre a importância da limpeza de praias, rios, lagos e lagoas, além de receberem orientação para abordagem dos banhistas e freqüentadores do local sobre a problemática, chamando todos para se unir à causa.

Segundo a Coordenadora de Qualidade e Meio Ambiente da Norsa, Deraldina Ramos, atuar em projetos como este é extremamente importante para a empresa. “Nos aproximamos da população e assim conseguimos demonstrar o nível de preocupação que temos com os resíduos que são gerados em nossas praias e a destinação correta que deve ser dados a eles. Além disso, podemos promover melhorias em locais aonde são comercializados os nossos produtos e, portanto, freqüentados por nossos consumidores”, justifica.

A mobilização é uma ação conjunta de universidades, escolas, associações de moradores, organizações não–governamentais, empresas, governos e entidades voluntárias. No mundo, mais de um milhão de pessoas trabalham voluntariamente neste dia.
Sobre o Projeto
O Dia Mundial de Limpeza dos Rios e Praias acontece no Brasil há dez anos e, desde o início, já colaborou com praias e rios de mais de 20 estados de norte a sul do país. Somente no último ano o total arrecadado chegou a 39 toneladas (552 mil itens) com a mobilização de 17 mil voluntários que percorreram ao todo 400 Km de costas e margens de praias, rios, lagos e lagoas.

O apoio ao evento está entre as iniciativas contempladas no programa de reciclagem “Reciclou Ganhou”, que envolve cooperativas, fabricantes, escolas, associações de moradores e outras entidades. Criado em 1999, o “Reciclou Ganhou” é um programa “guarda-chuva” que integra os vários projetos de reciclagem do Sistema Coca-Cola em todo o país, alguns deles iniciados em 1996.

Sobre a Norsa
A Norsa é uma empresa de bebidas fundada em 1998 pela união dos franqueados Coca-Cola nos Estados da Bahia, do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. E é justamente essa diversidade cultural que faz a empresa forte e competitiva. Com dez anos de existência, alcançou em sua área geográfica de 907.313 quilômetros quadrados (10% do território brasileiro), a liderança absoluta do mercado de refrigerantes, introduziu e cultiva um modelo de gestão que valoriza a qualidade, a eficiência e o desenvolvimento de pessoas e está no universo das 300 maiores empresas do País.
Com cinco fábricas (Maracanaú - CE, Simões Filho - BA, Vitória da Conquista – BA, Macaíba – RN e Teresina - PI), além de 11 centros de distribuição e dois centros de vendas, a empresa conta com mais de três mil funcionários e fornece refrigerantes, sucos, chás, energéticos, achocolatados e águas, além dos produtos das fábricas da Femsa Cervejas Brasil na região, para cerca de 150 mil pontos-de-venda.
A atual administração da empresa tem conseguido resultados extremamente positivos nos últimos anos. Em 2003, a participação de mercado dos refrigerantes da Coca-Cola nos quatro Estados era de 43% em média. Hoje, a Norsa tem 55,6% de participação do mercado (dados Nielsen de julho de 2008). Seu faturamento cresceu de R$ 507,2 milhões em 2002 para cerca de R$ 1,1 bilhão em 2007.

Locais de coleta: ( horário – das 9 às 12 horas, exceto Salvador)

· Salvador (BA) - Praia Porto da Barra (concentração em frente ao Porto) – horário das 11 às 17 horas.
· Fortaleza (CE) - Praia do Futuro (concentração em frente à Barraca Itapariká).

Teresina (PI) - Rio Poty, (concentração em frente ao Pólo Cerâmico do Poty);

Pedra do Sal (concentração em frente ao Porto das Barcas);

Barra Grande (concentração em frente à Escola São José Agrião);
Fonte: Ana Carolina Sánchez - Oficina de Conteúdo
DIA MUNDIAL PELA LIMPEZA DAS ÁGUAS

"ÁGUA - QUEM USA, CUIDA"

CAMPANHA DO INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br