Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

9 de setembro de 2008

UM PROJETO DE SUCESSO NO MÉDIO RIO SOLIMÕES

Reserva de Mamirauá - Tefé (AM) Pesca sustentável garante retorno para comunidades da Reserva Amanã (AM)
09 / 09 / 2008 - Ambiente Brasil
Pescadores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã partem nesta segunda-feira para os lagos do Pantaleão, área de várzea com aproximadamente 16 mil hectares com 23 lagos e 11 ressacas, formando 34 ambientes de pesca de grande potencial pesqueiro. Dessa vez, a pesca será de tambaqui, peixe de bom valor comercial.
Essa será a terceira pesca realizada desde setembro de 2007, e reforça os resultados do Acordo do Pantaleão, negociação que durou pelo menos três anos, e tem o objetivo de integrar os pescadores profissionais e os que vivem na reserva, garantindo dessa forma o uso sustentável dos recursos pesqueiros da área. O pacto estabeleceu, durante dois anos, a conservação dos lagos para recuperação dos estoques.
O esforço valeu a pena. A primeira pesca, realizada de 25 de setembro a 5 de outubro de 2007, registrou um total de 19.374 quilos de pescada e tambaqui, e um retorno de R$ 31.766. Deduzidas as despesas da operação, o lucro da venda do pescado – cerca de R$ 24.800 – foi utilizado para a manutenção do Acordo e para a reforma das três bases de apoio às operações.
O valor restante foi dividido entre os pescadores que participaram da despesca. Para a próxima retirada, os pescadores estimam pescar 20 toneladas de tambaqui. Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
Até o início das negociações em 2004, a região era explorada também por pescadores urbanos das cidades do entorno, como Tefé e Alvarães. No entanto, como a área do Pantaleão é situada numa reserva de desenvolvimento sustentável e não havia acordo para o uso por pescadores urbanos, a pesca ficava restrita somente aos seus usuários e moradores, o que era motivo de conflito entre os grupos.
O Acordo teve o apoio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM/MCT), que auxiliou os participantes com informações técnicas, e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Esse último forneceu apoio técnico e recursos financeiros, por meio do Programa de Manejo dos Recursos Naturais da Várzea (Provárzea).
Por intermédio de convênios com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), o IDSM é responsável, junto com as comunidades, pela gestão da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, onde está o Pantaleão, e também pela Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, ambas próximas à cidade de Tefé (AM). (Fonte: JB Online)/Ambiente Brasil


Reserva ecológica é exemplo de como conciliar preservação com desenvolvimento
"O modelo de Mamirauá é inovador porque foi proposto para unidades de conservação de importância biológica, com a presença continuada da população. Já numa estação ecológica você preserva o ambiente, mas retira a população. E não há lógica em retirar pessoas que há tempos estão assentadas nessas áreas ", diz Ana Rita, alegando que a possibilidade de aplicar o modelo em outras áreas rurais da Amazônia e outros biomas é outra inovação." SAIBA MAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br