I have read the PETIÇÃO FINAL EM PROL DAS ALTERNATIVAS DE TRAÇADO E TECNOLÓGICAS PARA O TOPO DA SERRA DO MAR NA AMPLIAÇÃO DA BR 116/SP.PR- EM DISCORDÂNCIA À FRAGMENTAÇÃO DA SERRA S. LOURENCINHO, SUAS CABECEIRAS DE DRENAGEM E DOS HABITATS NATURAIS DESTA MATA ATLÂNTICA DE NEBLINA. -SP –BR-. Final efforts to save the enlargement of the Mercosur Highway from threats caused by the fragmentation of a HOT SPOT at the brazilian ATLANTIC COASTAL RANGE CLOUDED RAINFOREST PEAKS and the splitting of a mountain network of sparkling pure water streams. MORE RESOURCE-EFFICIENT ALTERNATIVE IS REQUIRED.
8. CONSIDERANDO que em face desta imprudência do empreendedor, alternativas de traçado foram apresentadas pela sociedade civil, por pesquisadores de renome, vinculados a Universidades como USP, UNESP, UNICAMP, associações técnicas , INSTITUTO DE ENGENHARIA, IPT, ONGS e cidadãos que contribuíram, de acordo com suas aptidões e de forma altruística, num âmbito multidisciplinar, através de ações, estudos e pareceres, visando, corrigir e complementar os estudos do empreendedor, para salvaguardar os sistemas ecológicos naturais e sociais, no trecho do MANANCIAL DO CAÇADOR, bacia hidrográfica tributária do Ribeira de Iguape , que é protegida em sua totalidade pela APA- Área de Proteção Ambiental da Serra do Mar, Zona de Vida Silvestre, sendo APP- Área de Preservação Permanente, pela sua importância natural como área produtora de água, para abastecimento público de grande interesse público local e regional, bem como, por apresentar peculiaridades históricas, culturais, ambientais, cênicas e antropológicas que lhe conferem identidade, enquanto espaço-território de referência turística, de educação ambiental e paisagística, visando assegurar modais econômicos de sustentabilidade para a área e acima de tudo, proporcionar segurança para os usuários que trafegam por esta rodovia. Não obstante, especialistas nacionais e internacionais, propuseram, estas soluções: a Alternativa de Traçado adjacente ao eixo da pista (sugerida pelo IPT- Instituto de Pesquisas Tecnológicas, endossada pelo MPF- Ministério Público Federal, defendida por Horácio Ortiz e entidades da sociedade civil ) , e, a Alternativa Tecnológica (sugerida pelo Comitê Brasileiro de Túneis e também apoiada pelas entidades da sociedade civil), entre o bairro de Chora ao bairro do Cafezal, Km 347,7 ao 361 BR-116/SP/PR, posto que ambas são alternativas mais racionais , tecnicamente corretas e ambientalmente adequadas (ORTIZ, H; CELESTINO, T.B.; PIZELLI, MEIRE; KOSHIMA, A; PINTO, LC,2006).
O Instituto SOS Rios do Brasil assinou essa petição e conclama a todos para que assinem, pois segundo o IPT e especialistas da Universidade de São Paulo existem traçados alternativos.
Participe você também, conheça todas as considerações apresentadas por dezenas de ONGs e assine a petição.
Caros Companheiros,
ResponderExcluirnecessito saber o nome do rio que corre ao ao longo da r. joão xavier, no bairro duarte silveira em Petrópolis - Rj.
vocês podem me dizer onde eu faço download dessa carta hidrográfica.
[]
Ivan